-->

25-09-09

Sniff, o cãozinho de brinquedo quase real que interage por RFID

sniff5

Um cão de pelúcia que demonstra os sentimentos e ajuda no aprendizado das crianças. Com a ajuda da tecnologia RFID.

Sniff é um cão com um olfato bem apurado. Ele foi projetado pela designer Sara Johansson para estimular a experiência lúdica e sensorial infantil através da tecnologia. Sniff é um praticamente um cão de pelúcia que responde a certos estímulos, tudo sem fio, o que faz com que se pareça um cãozinho que demonstra sozinho os seus sentimentos!

O processo de criação e conceito deste brinquedo surgiu em 2007 na Oslo School of Architecture and Design, como parte do Touch Research project, cujo tema eram projetos feitos com a tecnologia RFID , que será explicada mais adiante no post.

 

Como funciona?

O Sniff não vem brincar sozinho. Além do seu  narigão verde, temos pequenos acessórios que fazem o cão “ganhar vida”. São pequenas formas avulsas e adesivos que podem ser espalhados pela casa. Se o fuço do nosso cachorrinho chegar perto de uma destas peças ele reage de uma forma.

sniff6

Funciona assim:

Existem algumas “pedrinhas” verdes, fofinhas e sem costura aparente, que quando próximas ao Sniff tocam uma melodia. Se as pedrinhas forem arrumadas sequencialmente, a criança pode formar uma música, ritmo. O melhor é que outras crianças podem fazer seus Sniffs cheirarem as pedrinhas também que todas formarão melodias.

sniff2

Além disso, existem adesivos que poder ser afixados em roupas, paredes, mochilas e outras superfícies. A estes adesivos o cão expressa uma emoção e seu corpinho também vibra. Os adesivos são bem coloridos e chamativos e podem auxiliar as crianças a realizarem atividades diárias, como escovar os dentes ou tomar café da manhã. Deve ser mais legal você colar um adesivo desses na escova de dente do seu  filho e ele resolver escovar os dentes todo empolgado só pra ouvir o cãozinho “dizer” alguma coisa.

sniff3

Pra completar o kit do Sniff, existem também os chamados Behaviour Badges (ou insígnias de comportamento) que são pequenos “broches” que podem ser grudados a qualquer superfície macia, como roupas. Cada brochinho possui um ícone que mostra mais ou menos a que o Sniff vai reagir, mas a forma como ele reage é a surpresa. Por exemplo, se eu chegar o cãozinho perto de um broche que tenha um ícone que represente comida, ele pode chorar, grunhir ou latir. Aí que fica a surpresa.

sniff7

Todos estes badges são wireless, desenvolvidos através de RFID (Identificação por Rádio Frequência) que permite a comunicação a distância entre chips via sinais de rádio, identificando, armazenando e recuperando dados.

sniff4

Aqui o vídeo demonstrando nosso amigo:

Acho o Sniff um brinquedo impressionante por usar a tecnologia, caprichando na estética, de forma a estimular a criança na sua vida social, ajudando-a a interagir com outras crianças e auxiliando pais e professores a ensinar tarefas diárias através da boca – ou nariz – do Sniff.  Isso quebra muito dos mitos que dizem que a tecnologia só serviu para gerar crianças antisociais e sedentárias que passam seus dias em frente a um videogame. Não concordo.

Veja aqui a página do projeto do Sniff  (e repare no background fofo do site).

(via Madame Trapo)