-->

06-12-09

Dicas de livros de Design pro Natal

prateleira livros

Se você quer agradar um designer neste Natal, pode ser que ele se sinta muito honrado de ganhar um destes livros da listinha abaixo.

Tem livros que muita gente já conhece, livros básicos e focados pra uma área específica. Mas são todos muito bons. Faça um designer feliz.

livro1

As leis da simplicidade.

Autor: John Maeda. ISBN: 8599560093

Bom, eu  não ganho royalties para fazer propaganda do John Maeda não, mas gosto demais do livro dele. Uma visão divertida, descontraída e interessante sobre design, usabilidade, afeição e claro, simplicidade, abordando a relação do homem com os objetos. Como uma versão menos radical de Jakob Nielsen, vejo Maeda como um equilíbrio entre usabilidade, objetividade e afeição, ornamentos, tratamento visual. Agora, na versão em inglês os trocadilhos e abreviações fazem bem mais sentido.

Outros livros relacionados:

Design do dia a dia, de Donald A. Norman. ISBN: 9788532520838.

 

livro2

Não me faça pensar.

Autor: Steve Krug. ISBN: 8576081180

Steve Krug consegue falar em um livro todo sobre usabilidade em websites sem fazer ninguém ficar cansado de ler. Análises de páginas, considerações sobre estrutura, navegabilidade e sobre pesquisas com usuários. Conciso, sem encher linguiça, e com muita informação para se aprender.

 

livro3

Pensar com tipos.

Autor: Ellen Lupton. ISBN: 8575035533

Amigos, me perdoem por colocar a capa da versão em inglês, mas é porque não resisti. Acho melhor do que a capa da versão traduzida pra português. Eu li este livro há muito tempo, acho que ainda nem tinha a versão em português aqui… Mas, pelo que me lembro é um ótimo professor de tipografia. Explica sobre a anatomia dos caracteres, fala sobre leitura de texto em massa, entrelinha, entreletra, diagramação, curiosidades e sobre a história de algumas famílias tipográficas. E ainda tem o site com uma amostrinha.

Outros livros relacionados:

GRID. Construção e desconstrução, de Timothy Samara. ISBN: 9788575036297.

Elementos do estilo tipográfico, de Robert Bringhurst. ISBN: 9788575033937.

 

livro4

Sintaxe da linguagem visual.

Autor: Donis A. Dondis. ISBN:9788533623828

Clássico do Desenho Industrial, este livro é o panorama sobre os conceitos do Design. Para quem está iniciando é livro de prateleira, fato. Pra quem já é cascudo vale ter porque as bases da Gestalt não podem ser esquecidas. É o tipo de livro onde sempre dá pra se achar alguma coisa nova, ou reciclar alguma teoria que ficou pra trás. Ah, descobri que o livro está na sua terceira edição e que a capa mudou, não é mais esta ao lado não, está branquinha agora.

Outros livros relacionados:

Design Gráfico. Uma história concisa, de Richard Hollis. ISBN: 8533613423.

 

livro5

O Brasil das placas.

Autor: José Eduardo Carmago e L. Soares. ISBN: 9788588948303

Este livro é a maior confusão, cheio de letra e  fotografia. Tem uma placas escritas à mão, e também tem poesia. Poesia é exagero, tem é um bando de versinho, mas fica tão legal de ler que o livro acaba rapidinho. Eu folheei na livraria na maior cara de pau. Mas se quiser compra logo dois e me dá um de Natal. E antes que você desista ou mude sua decisão, este livro das placas também tem um site de divulgação.

 

Gente, tem mais um bando de livro bom por aí, estes foram só um tira gosto. Se alguém tiver mais dicas, pode comentar. É sempre bem vindo.