-->

31-10-10

Papel semente. Você conhece?

papel semente

Pela primeira vez vi de perto algo que eu sinceramente nem sabia que existia. Um papel semente.

Tem carinha de reciclado mesmo (até porque ele é!), poroso, bonito, com uns relevos. Lendo o que estava impresso no folheto comercial que recebi impresso neste papel, percebi umas instruções para picotar depois de ler, enterrar e esperar, que uma planta iria nascer. Achei genial. Poxa, como não tinham pensado nisso antes?

Pelo que vi, essa ideia é “relativamente” nova. Uma das empresas tem aproximadamente um ano de existência. Com a finalidade de criar algo sustentável, produziram um material que além de ser artesanal e oriundo (nossa, que culto) da reciclagem, oferecesse o diferencial de ser mais ecológico ainda.

Claro que a proposta não é sair tacando papel pelo chão freneticamente, ou fazendo disso uma desculpa para jogar seu lixo em qualquer montinho de terra por aí, mas é uma sugestão interessante para empresas que têm o seu lado “verde”.

Pesquisando melhor, achei algumas empresas que produzem este papel, como a “Papel Semente” e o “Grupo Eco“.

Tais empresas oferecem, além da variação de tamanhos e cores, a opção da semente! Rúcula, manjericão, salsinha, agrião, cravinho da índia, camomila, erva doce e muito mais.Fazer uma horta de “papeis” em casa é uma ideia, no mínimo, bem sustentável. O mais legal vai ser quando a tinta da impressão tiver alguma finalidade semelhante.

Alguns produtos que vi no site do Grupo Eco:

E uma reportagem bem explicativa sobre o processo de fabricação: