-->

28-02-11

Você não tem portfolio online porque não quer

Calma. Antes de me xingar pelo título deste post, respire fundo e leia o restante. Afinal, o que temos aqui não é uma crítica a ninguém, mas algumas soluções.

Várias ferramentas online (fáceis e práticas) alternativas para criação de portfolios focados em designers, ilustradores, artistas e fotógrafos. Você pode escolher a interface que mais te agrada e publicar finalmente aquelas suas peças que te renderam aquele freela milionário (me conta quem foi seu cliente pra eu mandar meu link).

Ah, estas são alternativas diferentes das mais usadas como o Behance , Cargo Collective ou DeviantArt.

Dropr

Ok, confesso que o layout foi o que mais prendeu a atenção. O Dropr é bem descolado, cheio de frufrus em animação e transições, sem Flash 😀 , opções de visualização em tela cheia e botões de Like integrados com o Facebook. A forma de organizar os trabalhos me lembra um pouco o Carbonmade, mas acho que este Dropr é um pouco mais evoluído, pelo menos mais agradável visualmente.

Viewbook

Uma bela plataforma clean, sem propagandas e com diferentes layouts para você escolher. Algo parecido com o Cargo Collective. Só tem um lado ruim, o versão de teste só é grátis por 30 dias… Mas tem o lado bom, o plano básico custa 4 dólares por mês e permite a publicação de até 1.000 imagens em alta resolução.

Society 6

Uma mistura de loja online com portfolio. Você pode criar seu Studio com suas peças, colocá-las à venda na forma de camisetas, capas para iPhones, adesivos para notebook ( lembrando que a venda é em dólares) e ainda postar o que achar interessante por aí dentro do seu perfil. Uma boa rede social de talentos visuais.

Designers couch

Como diz o nome, uma rede social para designers e, claro, ilustradores. A interface é limpa e os trabalhos em destaque ficam visíveis na galeria pública. Possui uma área interessante chamada Collections, que é como um blog, onde os participantes da rede podem postar o que vêem de interessante por aí, com seus devidos créditos.

Coroflot

Meu leve problema com este site é o nome, que eu sempre chamo de Clorofot em vez de Coroflot, sabem lá meus neurônios porquê. Mas tirando esse detalhe gramatical, este serviço online de portfolios está vivo há um bom tempo e é bem simples de usar. Não é das interfaces mais bonitas, mas é o  primeiro do ranking do Google quando a busca é por “create your portfolio”. De SEO pelo menos els entendem bem.

Krop

O Krop também já tem tempo e funciona como um banco de empregos também. Ok, a maioria das vagas é gringa, mas pode ser que um freela bom apareça na sua horta. É bem organizado e possui layouts clean e elegantes, mas assim como alguns vários sites por aí, o filé dos recursos é para contas Pro. Se você tem dólares sobrando na sua conta do PayPal, pode pensar no caso…

Claro que para quem quer ser mais prático ainda, pode usar o Tumblr e publicar seus jobs. Ou se você é um designer-developer, pode baixar o pacote do WordPress e personalizar tudo usando a infinidade de Phps flexíveis que eles oferecem de graça para o mundo ( segredinho: o Cutedrop é todo feito usando a plataforma de dados do WordPress).

O que não tem mais é espaço para desculpas nem para pdf em anexo no email…

Fonte da imagem usada como destaque