-->

24-03-11

Atitude é a palavra chave das ações

Flashmob, ações de rua, e outros métodos de marketing utilizados pelas marcas para premiar quem tem atitude.

Ok, parece redundante o título deste post, afinal ações são feitas de atitudes (sério?!). Mas o fato é que as marcas querem ver você fazer alguma coisa, querido consumidor. Ações de marketing que necessitam da sua ousadia ou atitude para acontecerem são a nova moda. Nada de flashmobs aleatórios com dancinha, nem propagandas invasivas. A sua curiosidade é o que faz acontecer.

O marketing interativo é definido como um relacionamento de permissão no canal utilizado entre a empresa e o cliente, criando uma promoção movida por anseios do cliente. Esta publicidade educada, polida e não abusiva existe por que o mercado está evoluindo para tratar melhor seu cliente… Estamos em um mercado que ainda trata qualidade como diferencial. (Ronald Z. Carvalho, 2001)

Só neste mês temos dois exemplos, como o flashmob sobre a conscientização ambiental e a  máquina de teletransporte, para divulgar uma agência de viagens.

E o exemplo altamente conhecido da Máquina da Felicidade da Coca Cola:

Um consumidor que interage e é recompensado é mais feliz do que o ouvinte, passivo, que só recebe informações. O fato de receber uma boa surpresa vai ficar registrado na sua memória, enquanto um email feioso e invasivo vai pra sua caixa de spam por toda a eternidade.