-->

19-07-11

Sites de receitas com tempero de Design

receitas thumb

Buscar receitas para bons pratos às vezes faz bem para o estômago e mal para os olhos, dependendo do site que você visita. Aqui vai uma lista de alguns sites que unem a fome visual do designer à vontade de comer.

De fato não é uma tarefa fácil encontrar buscadores de receitas elegantes e bem planejados. Vemos muitos blogs com belas imagens e alguns sites com dicas muito boas, mas às vezes com uma usabilidade meio duvidosa e com muita informação em um mesmo lugar.

Aqui temos alguns sites específicos pra quem busca uma boa referência de site + boas imagens + comida! Não são muitos, mas são os melhores que encontrei.

Bom apetite.

Gojee

Um belo site minimalista com fotos fullscreen. As receitas são escritas por chefs, especialistas e blogueiros, não por todos os usuários. Taí um dos motivos pelos quais eles podem estampar a foto dos pratos na sua tela.  O Gojee tem um recurso interessante que é o “I Dislike“, que corta dos rsultados das buscas ingredientes que você marca como indesejados.

Gojee

 

Foodily

Com uma interface simpática, o Foodly é menos “artístico”do que o Gojee, ou seja prioriza mais a interface e se torna mais fácil de buscar receitas. Layout limpo e bem simpático, também faz uso de background fullscreen na home. Usa também o filtro de busca “reverso”, eliminando resultados que contenham certo ingrediente. Além disso, exibe filtros de busca de receitas de baixa caloria, vegetarianas etc. Diferente do anterior, o Foodily não exibe receitas escritas por uma equipe definida, mas agrega receitas de outros sites e blogs. Ah, qualquer pessoa pode logar através do Facebook para favoritar, comentar e compartilhar as receitas.

 

Foodly

 

Food Gawker

Parecido com o Foodly, porém com menos filtros de resultados. A diferença aqui é que o Food Gawker é na verdade uma galeria de imagens de pratos com links externos para os sites de origem. Ou seja, a receita não é exibida ali, mas no site onde foi originalmente publicada. Possui a opção de enviar links de receitas com boas imagens, que passam por moderação prévia.

Food Gawker

Culinary Culture

Pra mim, de tudo, as ilustrinhas são os ítens mais atraentes neste site. Mas diferente dos expostos até agora, o Culinary Culture permite a publicação de receitas criadas pelos próprios usuários. Tem uma área chamada Community que funciona exatamente como um fórum e permite criar uma rede de amigos. Outros diferenciais são as páginas de Places e Events, que você pode filtrar por proximidade do local onde você está. Resumindo, o Culinary Culture é uma mini rede social interna. Não é o mestre da usabilidade, mas é bem bonitinho.

Culinary Culture

They draw & cook

Já falei sobre este site nesse post e ele entra aqui de novo não pela sua estrutura ou funcionalidade, mas pelas receitas ilustradas. É ao mesmo tempo uma referência de culinária e uma galeria de artworks.

They draw and cook

Delicious Days

Ok, é praticamente um blog, como vários outros que existem com belas fotografias de comidas e sobremesas. Porém, não entraria nesta lista se não fosse pela sua diagramação que remete bastante a uma magazine impressa e pelo seu app para smartphones, o Recipe Shelf. Fora as dicas de livros de culinárias no rodapé. Muito conteúdo para os chefs do cotidiano.

delicious days

Recipe Shelf app

 

Infelizmente, as melhores referências que encontrei são internacionais. Se tiverem dicas de buscadores de receitas que misturem boas imagens com interfaces legais, layouts elegantes ou ideias originais, compartilhem nos comentários, sem medo de ser feliz!