-->

25-10-11

Google Wallet, PayPal e o novo jeito de comprar

Pagamentos mobile

O celular já deixou de ser utilizado só para ligações há tempos. E a tendência é que ele funcione mais e mais como um faz tudo, incorporando inclusive sua carteira para o mundo atrás da tela, facilitando as compras. Veja as novas ideias.

Já era de se esperar que os pagamentos ganhassem uma nova roupagem com o uso cada vez mais popular dos smartphones. Uma vez que movimentações de crédito estão tão comuns e bem aceitas por um público enorme já na internet, era lógico que isso seria somado à flexibilidade mobile.

Seguindo este pensamentos, PayPal e Google entraram na onda de criar seus serviços de transação monetária para serem usados em lojas e estabelecimentos comerciais em geral. Bem diferente de serviços já presentes aqui no Brasil, como o OI Paggo, que realiza transações entre cliente e lojista através de mensagens de texto, as novas ideias funcionam mais como um banco rápido mesmo, conveniadas com bandeiras diferentes de cartões, permitindo transferência entre contas, busca de produtos em outras lojas da mesma rede e, em todas, o mesmo objetivo de poupar tempo em filas.

Google Wallet

Google Wallet

Este serviço tem como objetivo substituir a sua carteira física por uma versão virtual. Falando de forma bonita como eles mesmos explicam no site, é o open commerce ecosystem, que poupa a impressão de centenas de cartões substituindo-os por uma versão digital.

O Google Wallet permite o pagamento de suas compras via Master ou Citi, que aparecem como opções na tela, e no caso de você não possuir nem um nem o outro, você pode comprar um “cartão Google”, pagando os créditos com uma outra bandeira. Para realizar pagamentos basta aproximar o celular do leitor que reconhece o aplicativo através da tecnologia NFC (Near Field communication).

Uma outra vantagem é a sincronização automática com ofertas e descontos oferecidos pelo Google, facilitando a aquisição de cupons.

E isso é seguro? Bom, a segurança está no fato de que você pode bloqueá-lo a qualquer momento inserindo um código PIN.

Atualmente o app já vem com o Nexus S 4G, e funciona somente em algumas cidades dos Estados Unidos, como Nova Iorque e San Francisco. Mas em breve deve expandir suas fronteiras.

Veja o vídeo de apresentação:

 

PayPal

O PayPal já possui seu aplicativo, mas a nova ideia envolve algo mais do que transações de crédito.

O vídeo abaixo apresenta uma forma de realizar pagamentos de forma rápida utilizando o serviço conveniado com lojas, supermercados e restaurantes. O pagamento pode ser feito no momento das compras, evitando assim a longa espera no caixa. Assim como o Google Wallet, o PayPal também destaca a vantagem de seus “clientes” terem acesso a ofertas exclusivas, seja através de leitura de QR Codes ou de códigos de barra.

PayPal

O serviço ainda está em fase de testes mas será lançada uma versão beta para uso popular em breve. Você pode saber mais detalhes na página sobre o desenvolvimento.

Veja o vídeo abaixo e entenda:

 

De qualquer forma, nunca é demais deixar no bolso um dinheirinho vivo para emergências.