-->

20-10-11

Touchscreen debaixo dos panos

Pocket Touch Microsoft

Útil ou bizarro? Experimento da Microsoft faz com que um celular reconheça comandos touchscreen mesmo dentro do bolso da calça.

Pocket Touch é o nome do protótipo elaborado por Saponas, Harrison e Benko, no site da Microsoft Research, que, como diz o nome, exibe pesquisas e projetos  da empresa em andamento. Neste caso, o projeto consiste em fazer um celular reconhecer comandos mesmo quando está bem guardadinho no bolso de uma calça, casaco ou até mesmo em uma bolsa.

O Pocket Touch é um aparato acoplado a um smartphone touchscreen, que reconhece gestos feitos pelos dedos do usuário sem que ele precise de fato estar vendo a tela. Por exemplo: digamos que você esteja caminhando com seu celular no bolso, ouvindo música e quer ouvir a próxima. Em vez de tirar o seu pequeno gadget do bolso, desbloquear e apertar o botão de “próximo”, a ideia é que você, por cima do tecido da sua calça mesmo faça um gesto parecido com um >, que é o código entendido pelo Pocket Touch como “próximo”.

E não somente gestos de comando fazem parte da biblioteca da engenhoca, mas também caracteres, que mesmo quando traçados de forma bem irregular (afinal você não está vendo a tela) são compreendidos. Bom, pelo menos espera-se… Corre-se o risco que se ao simular o movimento de uma letra, acabe saindo outra. Isso lembra este anúncio aqui.

Pocket Touch Microsoft

Claro que a ideia tem seus prós e contras. Um dos contras é que realmente parece bem estranho alguém que fica arrastando os dedos freneticamente sobre alguma coisa que está no bolso… As vantagens? Certamente essa navegação pode ajudar muito no caso de deficientes visuais, mas será que ela se tornaria popular?

Veja o vídeo abaixo para entender melhor sobre o funcionamento do Pocket Touch.

Mas não se assuste com o visual. Como é apenas um protótipo parece mais um detector de metais de bolso.