06-03-12

Os novos recursos da fanpage



Facebook novo

A partir do dia 30/03 seremos todos obrigados a utilizar o novo formato de páginas do Facebook. Vamos aprender sobre os novos recursos?

O novo Facebook chegou de mansinho, alegrando muita gente e revoltando também. Mas agora, sem mais choradeira, teremos todos que nos habituar com a nova interface. E para quem utiliza as famosas páginas corporativas, conhecidas como fanpages, muita coisa ficou diferente.

Preparamos uma introdução básica para que você, que tem a fanpage do seu blog ou empresa não fique perdido. Confira:

 

Cover image e perfil

Para os habituados com as antigas imagens de perfil, que costumavam acumular várias mensagens sobre promoções e afins em uma tripinha só, o novo recurso da “imagem de capa” (cover image) caiu bem.

A imagem de capa é um espaço reservado para o cabeçalho da sua página, que pode conter uma bela foto ou uma composição chamativa sobre alguma promoção ou concurso. Ela não compromete a imagem do seu perfil, que mantém o logo da sua empresa imaculado em um quadradinho específico para ele.

cover image e perfil

Views e apps

As antigas abas, que ficavam sob a imagem de perfil, ganharam um destaque maior, com direito a thumbnails. Agora todas se concentram horizontalmente no menu, ao lado da descrição. Caso a quantidade de links disponíveis ultrapasse  4, aparece uma setinha, indicando quantas opções mais existem.

Vamos usar de exemplo a fanpage da Coca-Cola, que tem bastante opções de menu.

facebook views and apps

Páginas internas

Ok, o nome técnico pode até não ser página interna, mas você vai entender sobre o que se trata. Sabe quando você cria uma aba de boas vindas na sua fanpage? Antes ela se restringia a 520px. Agora ela tem quase todo o espaço do mundo para existir.  Olha a diferença.

facebook internal pages

Destaque de publicações

Um novo recurso interessante é o destaque de postagens no mural, agora chamado de timeline. Se você tem uma foto muito importante para mostrar, você pode, no momento da publicação, clicar no ícone de “estrela” e definir o post como destaque. Desta forma, a largura duplica e ocupa os dois lados da linha do tempo.

facebook destaque

Agora, se você tem algo ainda mais importante a dizer, que precisa ser a primeira coisa que o seu seguidor vê ao acessar a fanpage, você pode fixar a imagem no topo. Assim, todas as publicações posteriores vão aparecer abaixo dela, independente da data. Basta clicar no ícone de edição (o lápis) e selecionar “fixar no topo”. Só que neste caso, ela não pode ter a largura de uma imagem destaque.

facebook afixar no topo

Reposicionamento de imagens

Agora as imagens podem ser reposicionadas dentro do retângulo de visualização. Por que isso é bom?

Digamos que você publicou uma imagem muito vertical. Na hora que ela aparece na timeline, o Facebook tem uma altura máxima para os previews. Aí, como Murphy bem gosta, a parte mais importante da sua foto fica de fora do preview. Você não precisa chorar. Basta clicar no ícone do lápis no canto superior da sua publicação e escolher “reposicionar foto”. Magicamente você pode arrastar a imagem para cima e para baixo, escolhendo a melhor posição para ela.

facebook reposicionar

Mudança de data

Você quer mudar a data de alguma publicação? Agora dá. O ícone do lápis nos mosta como.

facebook data

Outros recursos

Alguns outros recursos, como painel adminstrativo e gerenciamento mudaram as formas de exibição. Se você quiser saber mais a respeito, pode clicar aqui e ver um passo a passo do novo Facebook (em inglês), ou ver os exemplos de marcas que já aderiram ao novo formato nesta página.

Mas vamos combinar que perdido, ninguém mais está depois deste post, né?