-->

20-08-12

Wikipedia Redefined: um projeto ambicioso de redesign

Wikipedia Redefined by New

Se um grande serviço da internet, usado e amado por todos, pudesse ser repensado, qual seria ele?

Esta pergunta acima foi feita pelo pessoal do estúdio New!, que como resposta definiu que a Wikipedia poderia passar por um grande projeto de redesign para melhorar o seu desempenho.

Sem entrar em discussões como credibilidade de informações, a gente sabe que todo mundo usa a Wikipedia, que como uma boa ferramenta Wiki, pode ser editada por todos que queiram colaborar com informações úteis. Mesmo que você não edite nada, com certeza já buscou por algum assunto por lá.

Denominado Wikipedia Redefined, o projeto, que espontaneamente tomou 2 meses do pessoal da agência New!, mostra um estudo completo de funcionalidade e interface. Tem desde redesign do logo até estudo de UX, com propostas de novos botões, ícones e hierarquia de informação.

No quesito marca, o grande puzzle que compõe o logo é reduzido a um clássico W e categorias são criadas a partir da mesma identidade. O foco da página inicial agora é na busca, deixando os idiomas como recursos auxiliares, invertendo a ordem de navegação do site atual.

Wikipedia redefined by New!

Wikipedia redefined by New!

Wikipedia redefined by New!

Além disso, padrões foram criados para o painel usado pelos editores.

Wikipedia redefined by New!

Wikipedia redefined by New!

A página que explica toda a filosofia do projeto é esta, e vale a pena o clique.

Você acha que eta ideia poderia ser abraçada pela própria Wikipedia?