-->

07-01-13

Teste se seu site é bloqueado na China

chnia great firewall

Como você pode ter certeza que o seu site não está sendo censurado na China?

Se você ainda não sabe que Facebook, Vimeo e até mesmo serviços do Google, como Gmail ou Youtube, não são tão globais assim, talvez você deva conhecer mais sobre a China.

A China é um país com suas peculiaridades políticas. Sob um regime comunista e ditatorial, através da liderança do Partido Comunista da China, o país sofre algumas restrições de comunicação com o mundo ocidental e capitalista (exceto Hong Kong e Macau).

Assim como a Grande Muralha, existe uma fronteira virtual fortemente monitorada pelo governo, que bloqueia serviços online que para nós são tão cotidianos, como Facebook, Scribd, Youtube ou Google. Algumas medidas de censura não são definitivas e sofrem mudanças nas restrições de acesso constantemente. Mas o fato é que existe um outro mundo virtual para os chineses, e a tão utópica democracia da internet não é tão real assim.

Pensando em combater esta censura, um grupo de desenvolvedores, designers e jornalistas criou um site para você poder testar se o seu site é bloqueado por lá.

Como isso é possível?

O servidor do site fica instalado em território chinês. A cada teste que é feito, o pedido é enviado ao servidor, que retorna com o resultado. Para garantir o funcionamento do teste, diferentes servidores backups estão espalhados pelo país, caso um deles seja derrubado pela Grande Muralha virtual.

Faça o teste aqui e descubra se o seu site está disponível em território chinês.

Bom, o Cutedrop não está bloqueado. Que boa notícia!