-->

27-08-13

#Cutetalk com a ilustradora Luiza McAllister, do estúdio brasileiro 2Minds

2minds studio

Trabalhos de um estúdio brasileiro pra inspirar! Quer ver o que eles têm a ensinar pra gente?

Desde que comecei a escrever aqui pro Cutedrop tenho me interessado mais por ilustração (inclusive 2 posts muito legais sobre ilustração podem ser vistos aqui e aqui). E, recentemente, conheci o trabalho da ilustradora fluminense Luiza McAllister, co-fundadora do 2Minds Studio.

Abaixo, uma pequena entrevista com ela, que tem um trabalho super fofo e interessante. Vale a pena conferir!

Como surgiu o projeto do 2Minds Studio? Você e Thiago (Lehmann, namorado de Luiza e também ilustrador) seguem alguma rotina específica?

O 2Minds surgiu quando estávamos estagiando na mesma empresa, e lá desenhávamos juntos, cada um complementando os desenhos um do outro com o que sabia fazer de melhor. Depois de um mês decidimos oficializar a união e migrar de vez para o digital. Dessa maneira começamos a pegar trabalhos onde um desenha e o outro pinta, otimizando nosso tempo de trabalho e criando um estilo original e diferente do que fazíamos sozinhos.

2minds

Quais os trabalhos mais bacanas que vocês já fizeram? Existe algum preferido?

Gostei muito de fazer uma propaganda para a exposição impressionista que teve no RJ e em SP! Saiu em revista e jornal, deu um orgulhinho! Além disso, ilustrar para uma empresa de jogos Arkadium de NY também foi muito bom. Ao irmos lá visitar a empresa, foi legal ver nossas artes impressas em tamanho gigante na parede da entrada principal!

2 minds impressionismo
Peças desenvolvidas para a divulgação da exposição impressionista.
Fanart: personagem do desenho "Hora da Aventura".
Fanart: personagem do desenho “Hora da Aventura”.

Os trabalhos de vocês são sempre muito coloridos e divertidos. Quais as maiores inspirações?

Nós sempre tivemos inspirações muito diferentes, o que nos ajudou a criar um estilo próprio com mais facilidade, mesclando o que eu busco e o que o Thiago gosta. É sempre um desafio tentar colorir algo fora da sua área de conforto, mas é uma ótima forma de estudar!

Normalmente minhas referências de cor são fotográficas (mesmo que não tenha a ver com o que estou desenhando).  Procuro sempre uma paleta de cores harmoniosas e assim tento aplicá-la à ilustração, só observando.

2minds-thor


Como surgiu seu interesse por ilustração? Você era uma criança muito criativa?

Meu pai é ilustrador! Meu tio e tia também trabalham com ilustração e assim, minha irmã e eu acabamos caindo nesse mundo. Sempre fui incentivada a desenhar, gostava muito de livros ilustrados e sempre criei minhas próprias historinhas com personagens famosos de videogame.

fanart 2minds
Você se lembra da Eliza de “Os Thornberries”?

Quais ferramentas você usa para desenhar? Tem algum programa/curso/livro que você gostaria de indicar para quem quer começar a praticar?

Faço tudo no Adobe Photoshop com minha tablet Wacom Intuos 5! Quase não desenho mais no papel – o que é uma pena… Acho que hoje em dia, basta querer aprender, pois podemos achar muita coisa através de uma simples busca no Google! Se na época que eu comecei tivesse tanto material disponível como agora, a vida seria bem mais fácil.

Gosto de alguns livros como o Bridgman para a base da anatomia e o “Color and Light” do James Gurney.

2minds pinup

Você e Thiago moraram em Niterói. Vocês costumam visitar a cidade com regularidade? A cidade inspira vocês de alguma forma?

Agora voltamos a morar aqui (Niterói). Não sabemos até quando, mas estamos aqui. Foi a cidade em que crescemos, é cheia de histórias e tudo mais para a gente.

2 minds ego
Versão ilustrada dos co-fundadores Thiago e Luiza.

Como vocês se imaginam daqui a 5 anos? E o 2Minds?

LONGE DAQUI! [risos] Brincadeiras a parte, nosso plano é ir para fora e estabilizar o estúdio em algum lugar. Viver das nossas próprias artes fazendo o que nós mais gostamos. Quem sabe o estúdio não cresce?

Capa feita para a revista "Mundo Estranho", editora Abril.
Capa feita para a revista “Mundo Estranho”, editora Abril.

2 minds fatsy

Para escrever esse post, vi muitos trabalhos da Luiza.
O meu preferido é esse:

2minds studio

Gostou? Para saber mais sobre o 2Minds Studio, acesse o site.
Além disso, existe a fanpage e o blog, com dicas e tutoriais.