-->

05-08-13

Recriando cartuchos de tinta com impressora 3D

Cartucho de impressora feito com impressora 3D

Com a tecnologia 3D, por que não economizar criando novos cartuchos para as antigas impressoras jatos de tinta?


Impressoras sabotando impressoras. Pode isso, Arnaldo?

O pessoal da InkFactory, uma empresa britânica de artefatos de impressão, resolveu recriar os cartuchos de uma Kodak jato de tinta utilizando uma impressora 3D. Com uma MarkerBot Replicator 2, eles clonaram os cartuchos coloridos, encheram devidamente de tinta e colocaram pra funcionar. Será que deu certo?

Se após ver o vídeo você ficou com uma pulga atrás da orelha e pensou: oras, mas o cartucho é só uma caixinha de plástico? Cadê o sistema? Pois é, este é o “x” da questão.

A InkFactory não sabotou a Kodak ao fazer este experimento, uma vez que a capacidade de imprimir um invólucro de plástico só faz sentido se você quebrar o seu cartucho antigo para conseguir os chips (isso, aqueles que travam sua impressão e fazem com que você compre outro cartucho novo). E mesmo assim, seria preciso uma exatidão incrível para conseguir reposicionar os circuitos internos de um cartucho original. Ou seja, você pode refazer tudo a ponto de conseguir imprimir, mas a resolução não vai ficar tão boa como a original. (via)

De qualquer forma, serve como reflexão para as empresas fabricantes de tintas reavaliarem os preços que cobram pelos seus cartuchos, uma vez que a tinta para imprimir aquele cartãozinho de aniversário em casa sai mais caro do que petróleo (fonte).

Para ter uma ideia mais clara, o infográfico abaixo mostra a média do valor por litro de alguns líquidos que você consome no dia-a-dia.

A segunda pergunta agora é: “Papai Noel, posso ganhar uma impressora 3D de Natal?” 😉