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04-12-13

#cday: o que rolou no evento do Cutedrop?

Um resumão do evento mais legal do mês de novembro!

Na última semana, dia 26/11, rolou o #cday, o Cutedrop Day, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Foto por @designculturebr (Instagram)

Para quem não conseguiu estar presente, preparei esse post especial contando tudo o que rolou e dando dicas preciosas que os palestrantes dividiram com a gente.

1. 7 lições dos gatos sobre Design e Publicidade

Letícia Motta, editora chefe aqui do Cutedrop, começou sua palestra falando sobre Design e Publicidade, duas áreas que são que nem cão e gato!
Ela é “mãe” dos felinos Marie e Antônio, e com eles aprendeu algumas lições que dividiu conosco. São elas:

Marie e Antônio <3

1 – Caixas de papelão são mais divertidas

Os trabalhos precisam ter uma mecânica simples, devem ser funcionais e ter uma mensagem direta. Na publicidade, menos é mais! Pensar fora da caixa não precisa ser complicado pros outros.

2 – Aprender outras línguas

Isso significa conhecer coisas novas, ler, pesquisar, se informar, trocar ideias com pessoas de outras áreas… Sem preconceito. Dar espaço para a “serendipidade”, que é a oportunidade de conhecer assuntos novos ao acaso.

Washington Olivetto Wmccann

Lição de Washington Olivetto

3 – Gatos são sexy!

No primeiro contato com o público, precisa rolar uma sedução, uma química, para vender uma ideia ou produto. E sedução é aguçar os sentidos.

4 – Flexibilidade

O layout do seu projeto é responsivo? É aplicável em diferentes formatos de mídia? Um bom conceito funciona em qualquer lugar.

Deve ser flexível assim:

5 – Erre!

Dê oportunidade para que o erro sirva de insight. Não se deixe bloquear. Como disse John Maeda, autor do livro “As leis da simplicidade”:

6 – Organize

Faça suas ideias acontecerem! As coisas ficam mais fáceis quando você segue processos e etapas.

Ideia + organização + força da comunidade + capacidade de liderar (“Making ideas happen”, Scott Belsky)

7 – Tenha curiosidade

Sem curiosidade, você vai ficar parado no tempo, vivendo de passado. Esteja ligado nas novas tecnologias, hábitos de diferentes gerações, memes, notícias etc.

Seja curioso como o Maru.

Foto por @ltonrep (Instagram)

2. Tudo sobre blogs

carla lemos

Em sua palestra, Carla Lemos, criadora do Modices, divulgou alguns dados interessantes:

  • O Brasil é o país onde os usuários de internet mais consomem conteúdo em blogs
  • Segundo pesquisa de uma empresa de marketing digital brasileira, os blogs mais acessados no país são, respectivamente, das seguintes áreas: entretenimento, tecnologia, esporte, moda e beleza, cultura e educação, automotivos e gastronomia.
Sobre colocar na balança as suas qualidades e preferências, pra saber se você deve criar um blog ou não, ela deu as dicas:

Carla criou o Modices para escrever e falar sobre suas marcas preferidas. O blog serviu para divulgar seu trabalho de stylist, e em 2006, quando ele foi criado, ainda não existiam muitos blogs de moda por aí. Carla disse que acompanhou todos os processos, viu o boom  das blogueiras acontecer e admitiu que ter um blog não é fácil.

“Você é seu próprio chefe, então, tem que escrever todo dia, mostrar um bom conteúdo, cuidar da sua imagem… Não é fácil, pensei em desistir várias vezes, mas a minha vontade de falar sobre uma moda carioca, colorida e de um jeito mais fácil era maior”, disse ela.

O blog precisa ter a sua cara, seu estilo, sua linguagem, pois ele é o reflexo da sua personalidade e pode abrir muitas portas. Você gosta de imagens? E de gifs animados? É bem humorada? Seu blog deve expressar o que você é.

Algumas dicas para fazer seu blog bombar:

  • Ter o mínimo de noção de Photoshop – ele faz milagres!
  • O app Writer é ótimo para aquele momento em que surge uma idéia bacana e você não tem papel e caneta.
  • No iPhone, os apps Picframe e Afterlight são ótimos e contam com efeitos fofos para suas fotos.
  • Dois sites bacanas são o Creative Market, onde você pode achar fontes e temas para o seu blog; e o PuglyPixel, que tem cursinhos online.

Para divulgar seu blog, você pode também utilizar as ferramentas LookBook.nu e BlogLovin’. Os dois contam com apps disponíveis para celular.

Foto por @modices (Instagram)

E para manter a presença online:

  • Separe seus canais corporativos e pessoais e faça comentários interessantes nos blogs que você costuma visitar. Assim, as pessoas vão saber que você é curiosa, inteligente e será mais fácil ficar conhecida.
  • Para monetizar o blog, é necessário ter um bom mídia kit. Nele, além de uma breve apresentação sobre você e site, deve estar especificando o perfil do público visitante e os espaços comerciais disponíveis.
  • O Google AdWords também é um bom aliado para começar.

3. Code Club: Aprender código pode ser divertido?

Code club cday

Felipe começou sua palestra com uma constatação: as pessoas odeiam programar. Então, como ensinar uma coisa tão chata e metódica para crianças?

Em sua pesquisa por uma solução, ele descobriu os sites CodeCademy e CodeCombat. Mas estes projetos ainda precisavam de um pré conhecimento de programação. Não era por aí.

Pesquisa vai, pesquisa vem, esbarrou com o projeto Code Club, que estava começando no Brasil. Curtiu, e entrou em contato com os organizadores. O projeto faz parte do Code Club World, que é uma organização sem fins lucrativos.

O objetivo do Code Club é ensinar a ciência exata de maneira diferente e fazer com que cada criança tenha a oportunidade de aprender a programar. Para isso, eles fornecem material de ensino e uma estrutura de voluntariado que apoia a realização de atividades extra-curriculares ligadas à programação de computadores.

Os benefícios do Code Club são:

  • Exercitar a criatividade
  • Fortalecer o raciocínio lógico
  • Ampliar a capacidade de resolver problemas

A grande maioria das pessoas começa a programar com aproxidamente 17 anos, e isso fez com que tenham dificuldade, pois não estão acostumadas a ver isso como algo lúdico. Começando mais cedo e aprendendo a linguagem da programação, paradigmas são quebrados e muitas crianças moradoras de áreas carentes poderão ter novas possibilidades em suas vidas.

A apresentação completa do Felipe Fernandes pode ser vista aqui.

4. Design Thinking: Como essa metodologia pode ampliar o campo de trabalho do designer?

Foto por @designculturebr (Instagram)

Adriana Melo é diretora da Arteccom e editora da Revista Wide e dividiu com o pessoal uma apresentação sobre design estratégico. O design, apesar de ser por si próprio uma disciplina focada em encontrar soluções de projeto, foi ganhando novos ramos no decorrer dos séculos. Hoje, vivemos a era do design de serviços, em que a experiência com as pessoas conta muito. O design thinking são metodologias que podem ajudar as marcas a conhecerem melhor seu público e encontrar soluções inteligentes e coerentes para problemas e questões, mesclando o pensamento do designer com o do estrategista.

A metodologia e os pilares do Design Thinking são:

  • Imersão
  • Co-criação
  • Prototipação
Aprofundando:
  • A imersão consiste em: observação; entrevista; experiência e síntese.
  • A co-criação consiste em: brainstorming; desenhos; storyboard; storytelling e testes.
  • A prototipação consiste em: viabilidade; prototipagem; piloto; simulação e relatório.

A imagem abaixo ilustra como deve pensar um profissional de DT:

Além disso, rolaram sorteios de hospedagens gratuitas da Hostgator, que foram acompanhadas de uns jacarezinhos simpáticos de pelúcia, e brindes cutomizados da Moleco pro Cutedrop.

O Cutedrop agradece a todos que estiveram presentes no evento! Obrigada e até o ano que vem. 🙂

Veja mais algumas fotos do evento, tiradas pela fotógrafa Bárbara Lopes. Aqui tem algumas fotos, mas o álbum todo tá aqui.