-->

08-04-14

Um vídeo sobre a simetria dos filmes de Wes Anderson

centered

Vídeo na internet faz sucesso mostrando a simetria perfeita nos filmes do diretor norte-americano Wes Anderson.

Está bombando na internet um vídeo feito pelo usuário Kogonada no Vimeo. No filme, que foi postado há 3 semanas atrás, podemos ver uma linha traçada no meio da tela, onde é possível perceber que o enquadramento foi milimetricamente planejado. Assim, nessa simetria perfeita, é possível observar apenas o ponto central da cena, sem que sua atenção seja desviada. A simetria vale tanto para cenas com pessoas como para paisagens.

O vídeo, que dura menos de 3 minutos, é muito interessante e ideal para os fãs do diretor Wes Anderson, responsável por ”Os excêntricos Tenenbaums”, que foi indicado ao Oscar em 2003;  ”A vida marinha com Steve Zissou” e ”Viagem a Darjeeling”. Wes também dirigiu o fofo ”Moonrise Kingdom”, que foi indicado ao Oscar em 2013.

Assista:

A genialidade de Anderson também foi tema de livro. O crítico de cinema Matt Zoller Seitz, fã da estética do diretor, escreveu o livro ”The Wes Anderson Collection”, baseado em um série de conversas que os dois tiveram, onde falaram sobre referências de cores, atores preferidos, entre outros assuntos. O livro é recheado de fotos lindas e inspirações do diretor.

Matt também escreveu um artigo muito bacana para o site Vulture falando sobre o livro, que tem 336 páginas e foi publicado em 2013. O artigo de chama ”24 coisas que aprendi enquanto escrevia meu livro sobre Wes Anderson”. Clique aqui para ler.

wes-anderson

wes-andreson2

wes-anderson-3

Fotos via ourcitylights.org

Anderson estará, em breve, lançando um novo trabalho: “The Grand Budapest Hotel”, que chega aos cinemas em junho.

Falando nisso…

onepoint-kubrick

Para os interessados no assunto, vale citar um outro cineasta que gostava muito da simetria na estética dos seus filmes: Stanley Kubrick! Autor de filmes como “2001: Uma odisseia no espaço”,  “O Iluminado”,  “Laranja mecânica”, entre outros.

Existe um outro vídeo no Vimeo, do mesmo usuário, que mostra o preferência do autor pela perspectiva com um só ponto de fuga nos filmes de Kubrick. Mas que também revela muita simetria nessa história.

Assista também:

Aliás, vale dar uma olhada no perfil do “kogonada“, porque ele tem um estudos bem legais sobre fotografia e recursos de filmagem.