-->

17-07-14

Bélo, a nova identidade visual (polêmica) da Airbnb

airbnb-5

Airbnb, a comunidade para viajantes lançou sua nova identidade. Será que os comentários da galera são pura viagem? Ou não?

O site de pesquisas de hospedagem e serviços para viajantes, o Airbnb, reformulou a sua identidade visual.

Pra quem não se lembra, a antiga era essa aqui:

airbnb-old

A nova, criada pela agência londrina Design Studio, foi uma mudança radical, e se tornou a seguinte:

airbnb-1

airbnb-4

Ok. À primeira vista, o que passa pela sua cabeça? Um clip, um coração ao contrário? Significados estranhos que só Freud explicaria?

Para quase tudo na vida existe uma explicação. E o símbolo, batizado de “Bélo” (não Belo, o cantor), é uma soma de conceitos que a empresa abraça:

airbnb-belo

Pessoas + Lugares + Amor + A de Airbnb

Veja a defesa:

O resultado é um logo flexível, com o intuito de ser reconhecido em qualquer lugar, sem auxílio textual.

No site, também é possível criar a sua versão do símbolo.

airbnb-3

airbnb-draw

Agora, se sua mente sujinha associou o novo logo a diferentes significados, digamos assim, saiba que este é um assunto mais polêmico que os saudosos mamilos.

Nas redes sociais, o pessoal já tem manifestado algumas opiniões e piadinhas.


E, como se não bastasse, acharam um logo já existente para levantar o assunto “plágio”.

airbnb-automation

No fim das contas, achei o conceito bem embasado. Mas será que o resultado se explica sozinho? Confesso que achei a versão “freestyle” mais interessante que a vetorial “certinha”.

De qualquer forma, o logo não foi o único que mudou. O site foi reformulado, além da iconografia e paleta de cores.

airbnb-site

airbnb-site2

airbnb-site3

Veja mais sobre o processo de criação de marca no site do Design Studio e no blog oficial da Airbnb.

E você, o que achou?