-->

16-07-14

“Faça Boa Arte”: o discurso de Neil Gaiman para todo criativo

makegood-art

Assista ao emocionante vídeo com o discurso do escritor bestseller Neil Gaiman.

Dia desses, eu estava numa livraria (um dos meus lugares preferidos no mundo inteiro), quando me deparei com um livrinho chamado ”Erros fantásticos”.

O livro, mesmo tendo só 80 páginas, traz uma lição muito interessante: segundo Gaiman, autor de diversos livros  como ”Deuses americanos”, ”O oceano no fim do caminho”, ”Coraline” e ”Sandman”, o importante não é ser famoso, rico e popular. Segundo ele, o importante é fazer boa arte.

FacaBoaArte

Capa do livro, que no Brasil saiu pela editora Intrínseca.

No vídeo no qual o livro foi baseado, o autor fala durante dezenove minutos sobre conceitos como criatividade, bravura e força, encorajando os novos pintores, músicos e sonhadores a quebrar as regras e pensar de forma inovadora.

Faca_boa_2

”Cometa – interessantes, incríveis, gloriosos, fantásticos – erros.”

O discurso é interessante pois Neil não chegou a se formar numa universidade – aliás, ele nem ingressou em uma. Enquanto fala um pouco sobre o início de sua carreira, ele conta sobre a lista de objetivos que elaborou aos 15 anos.

Confira o vídeo (para ativar a legenda em português, clique em ”legenda oculta”, na barra cinza do vídeo):

makegoodart1

”Esse livro é para qualquer pessoa que está olhando ao redor e pensando.”

A capa do livro foi elaborada pelo ótimo Chip Kidd, que já trabalhou com nomes como Bret Easton Ellis (”Psicopata Americano”), Frank Miller (”Batman: The Dark Knight Returns”) e David Remnick (“The Bridge: The life and rise of Barack Obama”).

Chip também é autor de um livrinho muito bacana chamado ”Go: A Kidd’s Guide to Graphic Design”, no qual ensina a crianças a real essência do design.

Ah, sabe a imagem de destaque do post? É parte de uma tirinha criada pelo site Zen Pencils (já postamos sobre ele aqui), baseada no mesmo conselho de Gaiman. Clique e veja a tirinha completa.

make-good-art-zen-pencil

Gostou do discurso do Neil? Deixe seu comentário abaixo.