-->

07-09-14

10 fontes estilo Didone (Didot+Bodoni) para baixar de graça

destaque-fonte-didone

Um post que além de 10 fontes elegantes com download free, ainda vem com um pouco de história da tipografia.

Fontes elegantes, com constrastes radicais, mas que são delicadas e marcantes. Se Bodoni ou Didot foram nomes que vieram à sua mente, você vai gostar deste post.

Uma rápida historinha

No século XVII, no período pré Iluminismo, o rei Luís XIV ainda está no seu trono francês enquanto a primeira tipografia considerada Neoclássica estava sendo criada por Jacques Jaugeon, em 1692. A Romain du Roi foi encomendada por Luís XIV para a Imprimerie Royale e foi a primeira que trouxe uma ruptura nas fontes Old Style, influenciadas diretamente pelas escritas à mão. Neste período de transição Neoclássica também foi criada a Baskerville, marco da era.

transitional

Inspirada no Neoclássico, surge a tipografia Moderna, ou as chamadas Didones, que levam os contrastes ao nível máximo. Galera influenciada pelo Iluminismo, ideias revolucionárias, Estado laico, sabe como é…

Daí surgem hastes super finas e extremamente grossas, serifas abruptas e mais geométricas.

didone

Didot, a primeira fonte considerada Moderna, foi criada por Firmin Didot, e impressa pela primeira vez em 1784. Já o designer Giambattista Bodoni (1740-1813), inspirado pela Baskerville e pela Didot, criou também um marco tipográfico da época, a Bodoni.

A fusão entre os nomes destas 2 criações do século XVIII deu origem ao estilo conhecido como Didones.

O que as Didones têm em comum?

  • Contraste entre radical entre as hastes
  • Eixo contralizado
  • Serifas lineares, finas e perpendiculares às hastes

didot-bodoni

Inspirado nas Didones, este post traz uma seleção de fontes gratuitas que oferecem algumas das características tipográficas acima, principalmente o contraste nas hastes. Com variações e licenças poéticas, segue a lista de 10 fontes gratuitas para deixar o seu layout mais elegante. E você com mais cultura. 😉

Confira:

1. Glamor

elegante-glamor1

elegant-glamor2

2. London

elegante-london1

elegant-london2

3. Valkyrie

elegante-valkyrie

elegante-valkyrie2

4. Vanity

elegante-vanity2

elegante-vanity1

5. Coco

elegante-coco1

elegante-coco2

6. Rounda

elegante-rounda1

elegante-rounda2

7. Kaiju

elegante-kaiju

elegante-kaiju2

8. Marbre Sans

elegante-marbre1

elegante-marbre2

9. Geotica

(Só a Regular é free)

elegante-geotica1

elegante-geotica2

10. Goku

goku

goku2

Fontes de referência:

Imagem de destaque via Shutterstock.



  • Rafael Vinícius Oliveira

    -Ai eu dou valor! 😉 Valeu

  • Kristina

    Já estava admirando a Letícia Motta pela criação desse blog… Até ler que cria campanha para Tim (líder em reclamações e desrespeito ao cliente), Coca-cola (deveria estar extinta há muito tempo) e L’Óreal (que testa em animais).

  • Conrado Lisboa

    Kristina, A Letícia Motta faz um trabalho muito bonito. O problema da Tim é um problema relacionado ao atendimento, a sua operacionalidade, assim como qualquer outra operadora. A resolução disso é muito complexa e vai muito além até mesmo de uma super campanha de branding. Te garanto que se colocar a melhor agência do mundo estes problemas ainda estarão lá. A Coca Cola não deve ser extinta. Como tudo, qualquer coisa em exagero faz mal a saúde. Nós temos que saber dosar as coisas. É uma marca de valor imensurável, e qualquer um gostaria de prestar serviço a esta marca. A L’oreal testa em animais. Ok. Isso é ruim. Mas um outro problema que não fere a moral de ninguém que trabalhe pra marca, além de ser uma prática que está fora do alcance dela de ser resolvido. Por N razões, achei seu comentário bem evasivo e sem fundamento, apesar de que opinião não se discute. 🙂