-->

09-09-14

Conheça o projeto #StopTheBeautyMadness que está por trás das fotos sem make nas redes

stop-beauty

Você se sente pressionada para estar linda, maquiada e perfeita todo dia? Então leia esse post e conheça o projeto #STBM.

Como muitos devem saber, sou uma leitora assídua de blogs. Blogs literários, tecnologia, moda, comportamento. E foi num desses blogs que fiquei sabendo da sensacional campanha ”Stop the beauty madness’‘ (”pare a loucura da beleza”, em português), que mostra em imagens super diretas e francas como é ser uma mulher no século 21, que sofre com o cabelo que acordou estranho, a pele oleosa, a roupa tamanho P que ficou larga (!) e ainda precisa conviver com julgamentos e comparações diários.

Stop-the-Beauty-Madness-Bellanaija-July20140024

A campanha já existe tem um tempo e foi criada pela escritora Robin Rice. Robin acredita que você (nem eu, nem ninguém) precisa ser modelo de capa de revista, maquiada, perfumada e linda, para ser aceita e feliz. Ela criou um site, que conta com uma série de imagens ilustrativas que estão sendo divulgadas em diversos meios de comunicação.

Em entrevista ao Huffington Post USA, ela afirmou que:

“Minha missão é dizer que, se as mulheres estão tão preocupadas com seu peso e sua aparência ao ponto em que elas não se impõem mais no mundo, então estamos perdendo alguns indivíduos realmente extraordinários e algumas conversas importantes que deveríamos estar tendo. As mulheres precisam ajudar o mundo a ir para uma direção mais bonita – uma direção genuinamente bonita”.

As mulheres que dão sua contribuição para a campanha postam no Instagram ou no Facebook uma selfie de ”cara limpa” (ou seja, sem maquiagem e sem auxílio do Photoshop para editar) e usam a hashtag #StopTheBeautyMadness. Já tá rolando até corrente no Facebook, onde amigas desafiam as outras a participar do projeto. No Brasil, algumas marcas estão apoiando a iniciativa.

selfies compartilhados no site do projeto.

Selfies compartilhados no site do projeto.

Veja algumas das imagens da campanha, que você pode acompanhar pelo Instagram:

rs_634x864-140711131508-634-3stop-the-beauty-madness.ls.7114

”O que eu quero ser quando crescer? Bonita”

o-WHATSWRONGWITHTHISJULY-570

”O que há de errado nessa foto? Absolutamente nada.”

Stop-The-Beauty-Madness-Bully

”O que eu aprendi na escola hoje: Gorda. Porca. Sub-humana. Nojenta. Porque você não se mata?”

Stop-Beauty-Madness

”Esperta o suficiente. Talentosa o suficiente. Não branca o suficiente. #NãoConseguiuOEmprego.”

o-NOTACOPYJULY-570

“Eu não sou anoréxica. Eu não estou doente. Eu não tenho sorte. Eu sou magra – meu corpo é assim.”

O pessoal do ”Manual do Homem Moderno” escreveu um texto sobre a campanha em que diz que mulheres deveriam usar menos maquiagem.

O que você acha?