-->

10-11-14

Você sabe o que é Scanimation?

scanimation1

Você já deve ter visto, mas não sabia o nome. Conheça a técnica e aprenda a fazer!

Técnicas “analógicas” de animação sempre foram fascinantes. Desde o antigo zootrópio (saiba mais sobre ele neste post) até o stop motion, ainda utilizado em desenhos mais recentes, como a “A noiva cadáver” ou “Wallace & Gromit”, animar o mundo lúdico sempre foi algo muito, mas muito legal.

E mesmo com todas as opções já existentes, eis que um artista e cineasta, fascinado por ilusões de óptica, criou um método de animação bem interessante, chamado Scanimation.

Rufus Butler Seder é autor de alguns livros que deixaram a sua técnica famosa, como o primeiro da sua série, chamado “Galope!”.

galope-scanimation2

 

 Como funciona?

A técnica utiliza uma tira de papel e outra de plástico, sobreposta, listrada, com listras pretas e transparentes. Na tira de papel, são desenhados 6 frames de animação, como se estivessem fatiados verticalmente. Uma vez que o plástico listrado se movimenta sobre o papel, os frames visualizados dão a ilusão de movimento.

Gallopanimiated

Veja uma demonstração em tempo real neste site.

Não deu pra entender? Então vale uma olhadinha neste vídeo a seguir, que mostra o processo explicado pelo próprio criador.

Se você quiser fazer a sua própria animação Scanimation manualmente, segue um tutorial encontrado no YouTube:

E para quem quiser algo ainda mais prático, um programinha feito especialmente pra isso, chamado Animbar. E é gratuito!

anibar

Rufus também é fundador de uma empresa que cria jogos inspirados em ilusão de óptica para crianças, chamada Eye Think. É também criador dos Lifetiles, um estilo de arte em azulejos que faz com que a pintura “se mova” de acordo com a posição do espectador em relação ao mural.

Você pode saber mais sobre o método Scanimation no site oficial.