-->

06-12-17

7 museus de Design que você precisa visitar pelo mundo

Do que você precisa mais? Descanso ou inspiração? Junte as duas coisas e faça sua próxima viagem já pensando em qual destes museus maravilhosos você vai visitar.

Sabemos que Design e arte são assuntos diferentes, apesar do mesmo parentesco. De modo simplista, os livros falam que arte é um modo de expressão e reflexão, enquanto o Design se relaciona com a solução de problemas e respostas às necessidades humanas. Porém, algumas peças de comunicação, produtos e objetos são projetados com tanta genialidade que merecem ser expostos pra todo mundo ver, para inspiração alheia dos novos (e antigos) profissionais da área. Para isso existem os museus de Design (que por muitas vezes convivem com obras de arte, de forma pacífica e feliz).

Se você é designer, este artigo tem o objetivo de te dar uma mãozinha na escolha do seu próximo roteiro de férias. Por mais que a sua próxima viagem seja para relaxar e curtir, designer que é designer nunca consegue se desligar completamente do assunto, né?

Anota aí alguns museus pelo mundo que não vão fazer você se arrepender:

1. Museu del Disseny, Barcelona

O museu de Design de Barcelona foi inaugurado em 2014. Sua estrutura é incrível e foi criada pelo grupo MBM de arquitetura, também espanhol. Os ambientes de exposição são divididos por categorias, como “artes decorativas”, “cerâmica”, “indumentária e têxtil” e “artes gráficas”. Além disso, o local possui biblioteca, cafeteria, espaço para pesquisa e exibições temporárias.

O museu possui uma coleção de mais de 70 mil itens que datam da Idade Média até os tempos de hoje.


Crédito da imagem: Hans R. van der Woud


Crédito da imagem: Riccardo Bianchini, Inexhibit

Crédito da imagem: Riccardo Bianchini, Inexhibit


Crédito da imagem: Riccardo Bianchini, Inexhibit


Crédito da imagem: Riccardo Bianchini, Inexhibit

Um pequeno teaser sobre a exposição de design gráfico:

Museu del Disseny de Barcelona 
Pl. de les Glòries Catalanes, 37-38 08018 Barcelona

Se quiser mais dicas de roteiros legais em Barcelona, veja este post aqui.

2. Design Museum, Londres

No site do museu de design de Londres, a descrição é a seguinte: “o principal museu do mundo dedicado ao design contemporâneo em todas as formas, desde arquitetura e moda até gráficos, produtos e design industrial”.

O museu fica localizado na High Street Kensington, a principal avenida comercial de Londres. A principal atração no último andar do museu é a exibição da coleção permanente “Designer Maker User“. São quase 1.000 objetos, vistos a partir das perspectivas de designer, fabricante e usuário. As peças destacadas incluem um modelo de escala 1: 1 do novo trem de metrô de Londres, o sistema de sinalização de trilhos britânico, uma AK47 e uma exibição de moda digital interativa.

Uma curiosidade: talvez você já tenha ouvido falar dos livros “A linguagem das coisas” ou “B is for Bauhaus”, escritos por Deyan Sudjic. Pois bem, Sudjic é o diretor do Design Museum.

 

The Design Museum
224-238 Kensington High Street, London

3. Victoria and Albert Museum (V&A), Londres

Se você está realmente planejando passar as férias em Londres, além de visitar o Design Museum acima, reserve um dia para o V&A Museum. O V&A foi fundado em 1852 e é reconhecido como o maior museu de arte decorativa e design do mundo, com uma coleção permanente superior a 4,5 milhões de objetos. Só de livros e impressos, são mais de 1 milhão e meio de itens!

A dica dos visitantes é focar naquilo que interessa, pois a quantidade de itens é enorme. Mas, se a intenção é só “dar um rolezinho”, vá sem pressa e tranquilo.

E não é só de antiguidade que o museu é feito. Olha esta exibição que rolou sobre Pink Floyd:

Curiosidade: a identidade visual do museu foi criada em 1990 por Alan Fletcher, nome marcante do Design, e continua igualzinha até hoje (saiba mais aqui).

A galeria deles no Pinterest é interessante de seguir.

Victoria & Albert Museum
Cromwell Road, London, SW7 2RL

 

4. Design Museum, Dinamarca

Fundado em 1890, o museu é de interesse de designers gráficos em geral, devido à sua coleção de rótulos, embalagens, livros, cartazes, capas de discos. O museu oferece entrada franca e é bem avaliado pelos visitantes devido à sua organização.

Designmuseum Danmark
Bredgade 68
DK-1260 Copenhagen K

5. Bauhaus-Archiv, Berlim

O “Bauhaus Archive / Museum of Design” tem a maior coleção do mundo sobre a história da Bauhaus (1919-1933), a mais importante escola de arquitetura, design e arte do século XX. Em um edifício desenhado pelo fundador da Bauhaus, Walter Gropius, a Instituição Bauhaus, com sede em Berlim, apresenta obras-chave na sua coleção como Museu de Design. Todavia, o espaço está passando por obras de expansão: em 2019 será comemorado o centenário da Bauhaus e a acervo passará a ser exposto em dois prédios.

Ou seja, deixe sua visita à Alemanha pra 2019 e encontre uma Bauhaus renovada!

Mais informações sobre a Bauhaus

6. Design Museum, Helsinki

O museu de design da cidade de Helsinki possui uma vasta coleção de itens que conta a história do design escandinavo. As primeiras obras foram obtidas em 1873, e hoje o acervo já conta com 75.000 objetos, 45.000 desenhos, 125.000 fotografias e o registro de 1.000 designers. O local é bem avaliado pelos visitantes, que mencionam que o museu, apesar de pequeno, é muito interessante e organizado.

Imagem via

Curiosidade: a identidade visual do museu foi projetada em 2014 pela agência de design Bond.

Design Museum
Korkeavuorenkatu 23, Helsinki, Finland

7. MOMA, Nova Iorque

O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque não podia ficar de fora da lista. Um dos mais famosos do mundo, foi fundado em 1929 e destinou o primeiro departamento de curadoria do mundo voltado para arquitetura e design em 1932. Incluindo 28.000 obras que vão desde objetos de design em grande escala até obras em papel e modelos arquitetônicos, a coleção diversificada de arquitetura e design do Museu aborda grandes figuras e movimentos de meados do século XIX até o presente. Começando com a ideologia da reforma estabelecida pelo movimento Arts and Crafts, a coleção cobre movimentos importantes do século XX e questões contemporâneas.

Comece a fazer seu pé de meia para viajar e conheça o Design sob novas perspectivas.