-->

15-03-15

A primeira caneta 3D do mundo que imprime em tinta fria (e com variações bem legais)

creopop11

Esta invenção conseguiu resolver um dos maiores problemas que existiam com canetas 3D.

Assim como os computadores e celulares, as impressoras 3D estão passando por aquele processo de redução de tamanho e aumento de capacidades.

De grandes máquinas a pequenas ferramentas, as canetas que imprimem em 3D já nem são assim tão novas. Lembra da Lix, a mais fina do mundo? Falamos dela aqui no ano passado.

 

lix

LIX, 2014.

Mas alguns problemas são bem comuns entre as canetas, como o cabo alimentador de energia e o fato de esquentar plástico e ejetar o filamento quente, como em uma pistola de cola. O que de fato é perigoso (principalmente se entrar em contato com a pele) além de exalar um cheiro bem desagradável de queimado.

Com isso em mente, uma equipe de Singapura pensou em resolver estas questões com a CreoPop, a primeira do mundo a imprimir em tinta fria.

creopop9

O que eles chamam de “tinta”, na verdade são polímeros sensíveis à luz, utilizados na CreoPop em vez de plástico derretido. Ou seja, os polímeros endurecem ao entrarem em contato com as lâmpadas LED. Sem perigo de queimar, o produto pode ser utilizado por crianças.

creopop

creopop10

Sobre o desconforto de trabalhar com um cabo alimentador de energia esbarrando nas mãos, a CreoPop substituiu o fio por uma bateria interna. O que deixa as mão livres para criar.

Agora, o mais legal são as variedades de “tinta”. Os polímeros são variados, e tem tinta que brilha no escuro, elástica, tinta magnética, aromática, condutora, com glitter, que muda de cor de acordo com a temperatura e até tinta para o corpo.

creopop2

Tinta que muda de cor com a temperatura.

Tinta que muda de cor com a temperatura.

Veja o vídeo de demonstração da CreoPop:

As entregas para o mundo todo começam a partir de abril, mas você pode encomendar a sua previamente no site oficial da CreoPop. A versão mais barata custa $119, o que corresponde a uns R$ 375 atualmente.

creopop3

Aceito presentes. 🙂