-->

29-05-15

“Responsive logos”: assinaturas visuais responsivas em SVG

responsive-logos-1

Na era dos sites responsivos, por que não pensar em identidades visuais completamente adaptáveis?

Quem é designer sabe que criar uma assinatura visual não é algo tão simples. Você precisa pensar em algumas variáveis como: logotipo (a parte escrita da assinatura), o símbolo, a forma como os elementos se integram e como o resultado final se torna uma marca flexível para ser aplicada em diferentes meios. De uma fachada horizontal a um banner animado, de uma impressão monocromática a uma vinheta de TV.

responsive-logos-5

Sim, uma identidade visual boa deve ser reconhecida em qualquer meio de aplicação. E se falarmos de dispositivos móveis então, a quantidade de resoluções existentes pode enlouquecer até o mais zen dos designers.

Pensando nisso, o designer Joe Harrison criou um projeto experimental muito legal chamado Responsive Logos.

responsive-logos-3

De acordo com seu projeto, como um site responsivo, cujo layout se adapta a diferentes resoluções, assim também pode ser uma assinatura visual. Por exemplo, em um desktop, pode aparecer a versão “completa” da identidade, com logotipia e símbolo. Para uma versão intermediária, um tablet por exemplo, uma versão mais reduzida, com menos detalhes, talvez. E para um iPhone, uma versão super econômica, somente com o símbolo.

O legal do Responsive Logos é que as imagens na verdade são SVGs, formato completamente escalonável via CSS. O que facilita muito a vida dos logos responsivos.

responsivelogos_4

Para ver o site, acesse Responsive Logos ou o portfolio de Joe Harrison.