-->

09-06-15

Conheça a artista mais jovem do mundo que está sendo comparada a grandes nomes da arte

aelita-destaque

Um novo nome do expressionismo abstrato está deixando todo mundo de boca aberta. Principalmente por causa da sua idade.

Você conhece Aelita Andre? Uma australiana de genealogia russa que tem sido reconhecida como artista revelação do expressionismo abstrato. Comparada a Kandinsky e Klee, Aelita está movimentando o mundo da arte, considerada como revolucionária, principalmente pelo fato de ser autodidata.

Mas o que causa tanto burburinho quanto ao talento desta mais nova artista?

Então, o que choca é exatamente o fato de Aelita ser nova. Novinha mesmo, com apenas 8 anos de idade. Nascida em 2006, desde os 9 meses, a criança prodígio tem sido estimulada pelos pais a se expressar livremente através das tintas, telas e materiais. E pintar foi a sua primeira experiência motora, antes mesmo de andar ou falar.

aelita-2015-foto

Aelita no início da carreira.

Aelita no início da carreira.

Hoje, reconhecida como a pintora mais jovem do mundo, já ganhou exibições solo em galerias de Nova Iorque e Hong Kong, e em 2013 realizou um live painting para uma plateia de mais de 20 mil espectadores em Utah. Aelita está acostumada com o mundo da fama e já foi entrevistada em diversos programas de TV, como o “Good Morning America“, entre outros.

Suas obras estão à venda no site, por preços em torno de 380 dólares. Veja algumas:

"Lizard at Sunset", 2008 (com 2 anos de idade!)

“Lizard at Sunset”, 2008 (com 2 anos de idade!)

"Life in the Aquarium", 2009

“Life in the Aquarium”, 2009

"Asteroid", 2010

“Asteroid”, 2010

"Milky Way & Microscope", 2011

“Milky Way & Microscope”, 2011

"Stradi-fairies", 2012

“Stradi-fairies”, 2012

"Magical Violin Sparkling Ocean, 2013

“Magical Violin Sparkling Ocean, 2013

"The Land of the Dinosaurs", 2014

“The Land of the Dinosaurs”, 2014

"The Three Sister Alligators that live upon us in the silver Sky", 2015

“The Three Sister Alligators that live upon us in the silver Sky”, 2015

E o que impressiona tanto os entendedores de arte?

O programa “The Next Big Thing” realizou uma “pegadinha” com o professor de arte da Monah University, Robert Nelson. Foram mostradas as obras de Aelita ao professor, porém sem revelar a ele a idade da criadora. Ao ser indagado, Nelson deu sua opinião:

“Trabalhos abstratos que merecem crédito, com um estilo asiático e fortes elementos caligráficos, com gestos lindamente livres”.

Da mesma forma, em um artigo publicado na Agora Gallery, foi escrito o seguinte sobre o trabalho da pequena artista:

“Extraordinário acrílico sobre tela com objetos ocasionais adicionados à obra como dinossauros de plástico, borboletas e pinguins, incluindo até mesmo um microscópio. Aelita cria camadas de vórtices e borrifadas de tinta e usa glitter neon para formar um buraco cinético e intrínseco. O seu ritmo estrutural é instintivo, mas reflete um entendimento de composição que demanda anos de conhecimento.”

aelita-pose

Assista um entrevista com Aelita (em inglês) e tire suas próprias conclusões:

E no documentário abaixo você pode ver, além das criações, opiniões de críticos, professores de arte e toda a fama em torno da pequena artista:

Depois de ler este artigo, talvez você se faça algumas perguntas, como: será que uma criança com acesso a todos os materiais criativos como tintas, telas e uso livre de cores, desde o seu nascimento praticamente, também pode ser tornar um gênio expressionista? Ou será que os olhos treinados de Aelita para realizar composições equilibradas, realmente fazem dela uma revelação?

Será que o trabalho dos pais em querer vender a diversão da menina como arte profissional contribuem para uma valorização das obras de Aelita nas galerias de arte? Se não houvesse o interesse dos pais em divulgá-la como pintora, será que a comoção seria a mesma, apesar do seu talento?

O que você acha? Comente abaixo.

Veja mais trabalhos no site de Aelita Andre e mais vídeos e entrevistas em seu canal no Youtube.