-->

04-09-15

Curso de técnicas e ferramentas para gerenciar blogs e uma breve história sobre eles

cutedrop-plus-curso

Como um blog pode ajudar na sua vida profissional? Como criar um, ou melhorar o que você já tem?

Você já tem um blog? Pretende criar um? Mesmo que ele seja o seu Plano B? Aliás, dá uma olhada neste post pra entender sobre como pode ser bom você ter um plano B.

O fato é que blogar é uma atividade recente. Oriunda do advento da internet colaborativa (ahá, consegui usar essas 2 palavras horríveis em uma só frase!), a blogosfera cresceu absurdamente na virada do século, chegando a pular de menos de 50 blogs em 1999 para mais de milhares no final do ano 2000 (fonte: Wikipedia).

blog-miniom

A evolução das ferramentas permitiu que os blogs migrassem de diários pessoais limitados para grandes sites de compartilhamento de informação, com comentários, múltiplos editores, entre outros. Grandes portais de informação e entretenimento como o Gizmodo ou Boing Boing surgiram no início dos anos 2000, justamente como pequenos blogs! Quem não se lembra do velho Fotolog?

Veja um infográfico que conta um pouco a história dos blogs aqui.

blog-history

Infográfico completo no Visually

Em 2003, nasceu uma das ferramentas de edição de conteúdo (CMS – custom management system) mais famosas e adotadas por aí, o WordPress (que, por sinal, também sou fã). A mesma ferramenta que a CNN e The Huffington Post adotaram no início da década (fonte), também pode ser utilizada por qualquer um de nós hoje em dia, de graça, com versões mais desenvolvidas, plugins úteis e temas customizáveis.

Interface mobile do WordPress.org

Interface mobile do WordPress.org

Ok, de fato, blogar é uma atividade bem atual, e permitiu a democratização da informação, revelando o lado pesquisador de muita gente tímida, o lado jornalístico de muitos designers, e o lado influenciador de muita gente que estava escondida atrás de um computador. E, dependendo do investimento em tempo e conteúdo, tem muito blogger rentabilizando por aí (um estudo do Technorati, em 2009, revelou que 35% dos bloggers rentabilizam de alguma forma com seus blogs).

Agora, se você se empolgou com a história e conhece alguns dos benefícios de blogar (vale voltar neste post aqui pra saber quais são), pode ter uma mãozinha pra começar. Ou, se você já tem um blog, ou alimenta um, mesmo que da empresa onde trabalha, também pode receber várias dicas úteis para otimizar sua atividade.

cutedrop-plus

 

Como?

O Cutedrop Plus, plataforma de cursos e workshops do Cutedrop, vai realizar um curso livre dia 16 de setembro (tá chegando), sobre Técnicas e Ferramentas para Gerenciamento de Blogs, no Rio de Janeiro.  Quem vai bater um papo com a galera é esta que vos fala, Letícia Motta, fundadora do Cutedrop.

A programação tá boa, tá legal, e ainda tem coffee break incluído e certificado, pra quem precisar.

Quando e onde?

Será no dia 16 de setembro, de 19h às 22h, no Moinho Arte e Café, um bistrô super aconchegante na Rua São Clemente, em Botafogo, Rio de Janeiro. O acesso é fácil e tem metrô do lado.

Quanto custa?

O valor de inscrição tá super acessível. São R$ 89 dinheirinhos, que ainda podem ser parcelados e/ou pagos no cartão de crédito, caso você tenha queimado seu salário com antecedência. Mas as vagas são super limitadas! Corre lá!

Para saber mais sobre o conteúdo, sobre a instrutora, e se inscrever, clica aqui no site oficial do Cutedrop Plus.