-->

15-09-15

Os 30 anos do game mais vendido de toda a história: Super Mario Bros.

mario30

“Super Mario Bros.” completou 30 anos de existência. Como o jogo surgiu e como Mario comemorou seu aniversário?

Sabia que o encanador mais simpático de todos os tempos faz 30 anos? O jogo Super Mario Bros., criado pela Nintendo, que já teve sua versão Gameboy, fliperama, corrida, entre outros, chegou aos 30 dia 13 de setembro de 2015 (não precisa parar pra fazer as contas, o jogo nasceu em 1985). Isso significa duas coisas: que a gente tá ficando velho e que Mario já nasceu de bigodes.

mario-pixel

O jogo, mais vendido de toda a história dos games, foi desenvolvido por Shigeru Miyamoto, classificado como um dos 100 maiores videogame designers de todos os tempos pelo site IGN. Deve ser porque além de Mario, ele também criou The Legend of Zenda, Donkey Kong, entre outros. Como disse a nossa colaboradora Juliana Senra em uma célebre frase: “esse cara fez os anos 90”.

E, não menos icônica, a música tema do Mario, que ecoa há décadas nos nossos ouvidos, foi criada pelo compositor Koji Kondo.

Veja uma performance de Kondo, agora em 2015:

Para homenagear as 3 décadas de Super Mario, alguns sites fizeram suas devidas homenagens. Começando com…

Google

O Google escondeu um easter egg singelo na sua página de resultados. Basta buscar por “super mario bros” e vai aparecer um bloco que, ao ser clicado libera moedas. Ao completar 100 moedas, você ouve um som de “life up”. Ou seja, você ganha uma vida. 😉

mario-google-easter-egg

Nintendo

A empresa mãe da criança não podia deixar de homenagear seu filho e criou um hotsite especial. O site contém um vídeo reunindo homenagens de fãs pelo mundo. Mas é só isso mesmo.

Visite o hotsite aqui.

mario-nintendo

Digg

O vídeo mais completão veio do site Digg, que mostra, em um vídeo, toda a evolução dos jogos do Mario, desde antes do nascimento do Super Mario Bros., quando o encanador ainda era coadjuvante, até os dias de hoje.

Será que teremos mais 30 anos de Mario pela frente?