-->

24-11-15

5 TED Talks sobre Design que vão mudar a sua maneira de pensar

ted8

Qual a função do Design? Ou como o Design pode ajudar a pensar diferente? Um post com 5 TED talks incríveis para mudar o seu ponto de vista.

Ouvir o que as pessoas têm a compartilhar é sempre bem vindo. Como dizia vovó, não é à toa que temos dois ouvidos e só uma boca. E, felizmente, hoje não falta fonte de informação pra gente aprender e filtrar o que é bom.

Uma dessas fontes de informação são os TED Talks, palestras curtas realizadas por profissionais de diferentes ramos, vindos do mundo todo. Algumas são muito boas mesmo e fazem a gente refletir sobre diversos assuntos.

E o objetivo deste post é fazer você refletir sobre a importância do Design, sob diferentes pontos de vista, através de alguns TED Talks. Alguns palestrantes nem designers são, mas seus ensinamentos são preciosos.

Os Top 5 que me impactaram estão aqui. Confira:

1. Tom Wujec: Tem um problema “cabeludo”? Primeiro me diga como você faz torradas

ted1

Tom Wujec prova que desenhar em um papael “como torradas são feitas” pode ajudar e muito a mudar seu pensamento sobre o funcionamento dos processos. Como assim? Ao pedir para pessoas desenharem o passo a passo de se fazer torradas, Tom analisou os pontos em comum dos diagramas ilustrados e aplicou os princípios em comum para diferentes propósitos, conseguindo provas de que aplicar conceitos do Design pode solucionar problemas complexos. Qualquer semelhança com as etapas aplicadas no Design Thinking não é mera coincidência.

2. Jinsop Lee: Design para os 5 sentidos

ted2

Muita gente pensa que Design é puramente visual. Mas Design vai além de desenho, é projeto. Pode e deve envolver os outros sentidos, caso isso seja o caminho mais eficaz para a funcionalidade. Isso é o que mostra Jinsop Lee com a sua “teoria dos cinco sentidos”.

3. John Maeda: Como a arte, a tecnologia e o design formam líderes criativos

ted3

Particularmente, sou fã do John Maeda. Depois que ele escreveu “As leis da simplicidade” (saiba mais neste post), Maeda me cativou com seu equilíbrio entre funcionalidade e estética. Mas não é só de leis da simplicidade que vive John. Neste TED, ele mostra a intereseção entre arte, design, tecnologia e liderança. E como observar o entorno pode ajudar a liderar uma equipe com base na heterarquia e não mais na hierarquia.

4. John Hockenberry: Nós somos todos designers

ted4

John não é designer, é jornalista. Mas ele cresceu ouvindo os ensinamentos do seu pai, que era designer, sobre o bom e o mau design. O bom design deve ter intenção. Sem intenção uma criação fica vazia, repetida, copiada. Mas a intenção não está só na criação de objetos ou de peças visuais. John compartilha o seu ponto de vista sobre a intenção nas diferentes decisões que podem ser tomadas na vida e como o Design influencia nisso. Todos nós podemos ser designers intencionais.

5. Timothy Prestero: Design para pessoas, não para prêmios

ted5

Timothy foi premiado com um projeto para a saúde de recém nascidos. Mas tinha um problema: o projeto não foi testado pelo público final. Existe uma grande diferença em criar algo que impressione e algo que funcione. Neste TED, Prestero mostra como um projeto que tem a intenção de mudar a vida de pessoas deve ser realmente pensado. E uma das lições boas deste discurso é que não existem usuários “burros”, e sim produtos burros. Quem é designer precisa assistir:

Tem mais alguma dica para acrescentar a esta bagagem de conteúdo? Comente aqui!