-->

14-12-15

Como fotografar gatos: 12 dicas de um profissional

zoran1

Vem conferir essas 12 dicas essenciais pra você tirar fotos boas dos bichanos.

 Se você é um louco por gatos sabe o quanto pode ser complicado tirar fotos desses felinos. Às vezes você está naquele momento fofura com seu bichinho e basta pegar uma câmera para ele se intimidar e fingir que não quer mostrar sua beleza pro mundo.

Mas, se você quer aprender como tirar fotos melhores de gatos, o fotógrafo sérvio Zoran Milutinovic, especialista em fotografias de pets, compartilhou algumas dicas muito preciosas no site 500px. Você pode ler todas as dicas com mais detalhes no site, mas selecionei as que considerei mais preciosas, traduzidas livremente aqui, para você começar a treinar.

Confira:

1. Leve sua câmera para todo lugar

Afinal, você nunca sabe quando vai aparecer uma situação curiosa ou divertida envolvendo um gato, que pode virar uma bela e única fotografia.

zoran8

zoran15

2. Use a curiosidade a seu favor

Gatos têm diferentes personalidades, mas uma coisa em comum: a curiosidade. Use isso para conseguir a atenção deles. Amassar papel ou folhas secas, estalar os dedos, entre outros, pode ajudar a fazer os peludos olharem na direção em que você deseja.

zoran2

3. Paciência

A chance do gato fazer o que você pretende é 50/50. Então não se preocupe se eles não cooperarem na primeira tentativa. Não os force a nada. Apenas espere até que eles estejam prontos para te ajudar.

zoran3

4. Configure sua câmera

Capture as ações com a câmera já configurada. Quando fotografar poses estáticas, o ajuste manual é o recomendado. Para capturar ações em movimento, como corridas ou pulos, não é vergonha alguma colocar sua câmera em modo automático. Não importa quão rápido você pode ser com sua máquina, o gato sempre está um passo a frente.

zoran5

5. Ah, o sol

Use luz natural quando fotografar gatos escalando árvores, rolando na grama ou interagindo com a natureza. O melhor momento para a luz perfeita é quando o sol está baixo e a luz é morna, suave, sem deixar sombras sobre o pêlo e a face.

zoran14

6. Pegue leve com o flash

O uso de flash geralmente distrai os animais e os amedronta. Se você tiver que usar o flash, desencaixe da sua câmera ou coloque em um ângulo bem acima. Se você tiver uma softbox, melhor ainda, pois ela inclusive evita sombras e garante uma luz suave.

zoran12

zoran13

7. Atividade não combina com comida

Se você quer tirar fotos de gatos pulando ou correndo, não os alimente antes. Quem gosta de pular e correr com o estômago cheio?

zoran11

8. Foco nos olhos

Mantenha os olhos nítidos. Olhos costumam ser a primeira coisa a ser notada em uma imagem. Foque nos olhos gato sempre que for possível.

zoran9

9. Você é a caça

Tire suas fotos de um ponto de vista baixo. Ou seja, mostre como a vida se parece quando vista do ângulo do gato. O mais baixo que você conseguir ficar garante uma foto na qual você mostra o gato como um caçador e você como uma presa. O resultado pode ser muito bom.

zoran4

10. Não acorde o gato

Para fotografar momentos de sono, não faça barulho. Gatos podem dormir em diferentes posições e lugares. Mesmo que pareça que nada é capaz de perturbar o sono deles, o barulho mais suave pode despertá-los. Então fique quieto, evite movimentos bruscos e não interrompa a privacidade do animal. Se ele acordar, a chance de voltar para a mesma posição em que estava é mínima.

zoran7

11. Mantenha distância

Quando você vir um grupo de gatos brincando, não interfira. Posicione-se no melhor lugar que puder e espere para captar o melhor momento.

zoran10

12. Promova com emoção

Para promover seu trabalho, escolha um bom título para uma boa história. É a forma como as fotos se tornam populares, reconhecidas e enchem o público com emoção. Vários fotógrafos nomeiam suas fotos como “Gato” somente. Mas não é suficiente.

O título desta foto é: My head, my stomach, I drank too much milk :D (minha cabeça. meu estômago, eu bebi leite demais).

O título desta foto é: My head, my stomach, I drank too much milk (minha cabeça. meu estômago, eu bebi leite demais).

Você pode ver mais fotos de Zoran no seu portfolio e ler mais dicas no post do site 500px.

Agora, se você não tem um gatinho para fotografar, pode ser uma boa oportunidade de adotar um amigo bigodudo e se apaixonar. Mas não se esqueça de que um gato, apesar de parecer mais independente, necessita dos mesmos cuidados e atenção que qualquer outro bichinho.