-->

11-01-16

10 guias de marca inspiradores dos maiores sites e apps

branding-guides-0feat

Guias de marca de grandes sites, plataformas e aplicativos. Os designers “pira”.

Criar uma identidade visual não é simplesmente pensar em um logo. Quem é designer sabe que a unidade de comunicação envolve cores, tipografia, aplicação em materiais, até tom de voz e posicionamento.

Por isso, toda marca que se preze tem o seu manual. O guia da marca existe justamente para apresentar a identidade visual (além de outras identidades) e como ela funciona em diferentes materiais e plataformas.

Guia do Google Drive, desenvolvido em parceira com a agência Upperquad.

Identidade do Google Drive, desenvolvida em parceira com a agência Upperquad.

Pensando nisso, este post contém uma seleção de guias de marca (branding guides) de 10 grandes sites, plataformas e apps, para inspirar você a fazer um trabalho completo como designer, na hora de criar aquela ID pro seu cliente.

Os guides abaixo também são uma boa oportunidade para provar que o Design vai muito além da criação marota de uma “marquinha amiga”.

Inspire-se:

1. Facebook

Dois estilos de guia para aplicação da marca e compreensão da interface.

Veja o pdf versão light aqui e o completão neste link. Acesse também a página oficial com todos os assets.

fb-brand01

fb-brand02

fb-brand03

 

 

2. Uber

O guide do Uber é bonitão. Vale a visita no site.

Uber_LogoAnim-02

uber01

uber02

3. Google

A justificativa para a mudança da identidade visual do Google ganhou um post só pra ela aqui. É interessante entender o processo antes de dar uma olhada no guia da marca. No post tem links legais como a página sobre a filosofia do Material Design entre outras curiosidades.

E aqui o site com todo o material disponibilizado pela companhia.

google04

google02

google03

4. Twitter

O Twitter possui um guia em português que, além de recursos do logotipo, explica a anatomia de um tweet, o que você pode ou não fazer utilizando o microblog, além de uma subpágina com material sobre o Vine.

twitter02

twitter01

twitter03

5. Pinterest

Um guia bem sucinto para parceiros, mas esclarecedor sobre aplicação do logo deles em materiais, principalmente. Veja o pdf aqui.

pinterest1

pinterest2

pinteresst3

6. LinkedIn

Um site bem completo, com explicações e screenshots dos produtos. Destaque para os downloads das paletas em CMYK e RGB para usar nos programas Adobe, em formato .ase.

linkedin1

linkedin2

linkedin3

7. Instagram

Um guide simples e direto. Contém vários screenshots legais para usar. Acesse o site.

insta01

insta02

insta03

8. Windows

Um guia super completo para designers e desenvolvedores que querem criar para a Universal Windows Platform (UWP). Inclui também infos sobre mobile apps e um pdf com todas as infos. Para usar em layouts, tem templates de Photoshop e Illustrator. :)

O site com todo este material está aqui.

win10

windows10_3

windows10_2

9. DeviantArt

Ok, o DeviantArt é menos abrangente que os produtos acima por ser uma plataforma mais utilizada por ilustradores. Há pouco tempo, passaram por um redesign. Mas o site apresentando a nova ID está tão legal que mereceu entrar na lista.

deviantart1

deviantart2

10. iOS

O site é basico e funcional: texto e explicação. Para quem quer desenvolver um app para iPhone, as dicas, tanto de design quanto de sistema, estão aqui.

ios1

ios2

ios3

Tem mais links de branding guidelines para compartilhar? Comenta aqui!

 



  • Vinicius RS

    Que maneiro, sempre me interessei pela criação das marcas, quero mais posts como esse, referencias das marcas famosas!!

  • Que bom que vc curtiu! Pode deixar que a pauta tá anotada. :)

  • Muito Legal o artigo. Parabéns.

    Como sempre vc trazendo ótimos conteúdos.

    A gente tem muito a aprender estudando trabalhos de grandes projetos.

    E criar um manual de marca requer muito trabalho.

    Se você me permitir Letícia, irei compartilhar um link do meu blog onde ajudo justamente nesse quesito: http://chiefofdesign.com.br/manual-de-marca/

    Acredito que possa ajuda muito dos seus leitores também.

    Muito obrigado por compartilhar conhecimento! 😀

    Abraço!