-->

30-01-16

Uma homenagem em CSS ao Design e à Escola Suíça

international2-gif

Um projeto em CSS que homenageia as bases do design moderno.

Você conhece o International Typographic Style, Estilo Internacional ou Escola Suíça?

Todos estes nomes refletem uma corrente do Design que surgiu no período pós guerra, durante os anos 50, na Suíça, que defendia a criação de peças focadas na mensagem, a tipografia desprovida de emoção e altamente funcional, a aplicação de sistema de grids, diagramação assimétrica e uso da fotografia em vez da ilustração.

Desde muitas décadas atrás, impulsionada pelo caráter mais matemático das suas indústrias (em grande maioria ligadas à engenharia e área farmacêutica), a Suíça já caminhava em direção uma nova linguagem muito mais objetiva do que emocional.

Basta observar o que dizia Ernst Keller, professor da Escola de Artes Aplicadas de Zurique (Kunstgewerbeschule), ainda em 1918:

“A solução para o problema do design deve emergir do seu conteúdo”.

Josef Müller Brockmann - Festwochen Swissted, 1959

Josef Müller Brockmann – Festwochen Swissted, 1959

E por que o estilo se popularizou nos anos 50?

Oras, o pós guerra (lembrando que a Segunda Guerra foi de 1939 a 1945) foi o momento ideal para a universalização deste tipo de comunicação – rápida, eficiente, reconhecível – uma vez que a relação entre diferentes países precisava ser reestabelecida. E nada melhor que adotar uma forma de Design rápida, focada no conteúdo e não na decoração dos elementos pra isso. Tipografia de fácil compreensão, sem “firulas”, uso de ícones e fotografias. Simples.

O movimento teve como grandes representantes designers suíços como Theo Ballmer, Max Bill, Adrian Frutiger, Karl Gerstner, Armin Hoffman, Ernst Keller, Herbert Matter, Josef Müller-Brockmann e Jan Tschichold.

Não por acaso, algumas heranças do movimento são as tipografias geométricas e sem serifa, como a nossa querida Helvetica ou a família Univers.

Joseph Müller-Brockmann, 1962 (fonte)

Joseph Müller-Brockmann, 1962 (fonte)

Joseph Müller-Brockmann, Zürich Town Hall Poster, 1955 (fonte)

Joseph Müller-Brockmann, Zürich Town Hall Poster, 1955 (fonte)

E o que o CSS tem a ver com isso?

O designer Jon Yablonsky resolveu homenagear o Estilo Internacional recriando pôsteres clássicos do movimento utilizando CSS. Com um detalhe: todos eles animados. Uma união interessante entre o pôster estático e a internet, cheia das interações.

O site do projeto é o Swiss in CSS.

international-style-gif

A pergunta que fica é: será que os designers suíços do Estilo Internacional iriam gostar disso?

Fontes de pesquisa: