12-05-16

Smartphone ou câmera? App do Google promete fotos RAW no Android

raw-destaque

Venha saber mais sobre esta novidade que pode deixar suas fotos muito melhores no celular.

Não é assim uma graaaande uma notícia para quem conhece o sistema Android  dizer que o software da câmera desenvolvido pelo Google é bem simples. Mas, de acordo com uma análise no código do aplicativo Câmera do Google, o pessoal do site Android Police noticiou que os desenvolvedores estão pensando em oferecer novos formatos de imagem aos usuários: a novidade é o suporte para imagens RAW.

Quem gosta de fotografar já está acostumado com os vários arquivos digitais existentes. O nosso velho amigo JPG é o padrão na maioria das câmeras e celulares. Porém, além dele, existe um formato que permite mais qualidade e controle sobre sua foto: este é o arquivo RAW.

Interface do app Google Camera

Interface do app Google Camera

Mas o que é o RAW?

Para fazer uma foto, a imagem que é registrada no sensor é interpretada por um pequeno computador que fica dentro da câmera. Depois de interpretar a imagem, esse computadorzinho grava as informações no cartão de memória.

A diferença entre o formato RAW e o formato JPG é que o RAW grava tudo que a câmera viu, enquanto o JPG tem uma outra etapa: antes de gravar no cartão de memória, a câmera interpreta as informações e comprime tudo em um arquivo menor.

O RAW dá liberdade para processarmos e interpretarmos a imagem por conta própria, enquanto o arquivo JPG já sai processado e interpretado pela câmera. Você pode saber mais nesse post.

raw
Pra ficar mais fácil: imagine que o arquivo RAW é como o filme e o arquivo JPG é como a ampliação. Ou seja, o arquivo RAW ainda não é uma foto pronta! Você não poderá postar uma foto em RAW no seu blog ou no Instagram. Antes será preciso “revelar” a foto usando um aplicativo no seu computador, como o Photoshop.

Desde 2013 o Google fala em trazer os arquivos RAW para o software puro. A ideia é que a câmera do Google salve automaticamente as imagens capturadas nos formatos DNG (=RAW) e JPEG – e isso seria excelente, pois permitiria escolher a mais leve para publicar nas redes, enquanto a de melhor qualidade seria salva na nuvem para edições futuras.

O que é o DNG?

Na verdade, o formato de arquivo gerado pela captura da câmera Google seria o DNG (digital negative), que é um formato criado pela Adobe, que mantém as características do RAW, mas que padroniza a nomenclatura, uma vez que cada fabricante gera a sua própria terminação para arquivos RAW, por exemplo: Canon (.CR2) ou Nikon (.NEF), todos incompatíveis entre si. O DNG acaba com este problema, conserva a qualidade RAW e ocupa menos espaço.

HTC-Camera

Recurso presente na câmera dos smartphones HTC (veja o app).

A versão teste para download

Se você ficou bem animado, pode fazer o download do APK (quer dizer Android Package, e é como um arquivo .zip para aplicativos) da versão 3.2.045 através desse link – vale lembrar que o APK já está disponível e a assinatura de criptografia garante que o arquivo é seguro para ser instalado e que não foi adulterado. Lembre-se, entretanto, que é um recurso na versão de testes.

Caso você não faça ideia de como instalar um APK, pode dar uma olhada nesse artigo publicado pelo Tecmundo.

mirror

Você também pode saber mais sobre esse novo recurso nesse link, que explica mais sobre os modelos dos celulares com o suporte para RAW/DNG.



  • Everton Braz

    Quais Smartfones vão suportar essa função?