27-06-16

Agora sim! Um trabalho completo de design para a cidade de NY

ny-destaque

Mais de 250 ícones, 2 famílias tipográficas, um novo site e novas peças de comunicação para a metrópole mais movimentada do mundo.

I <3 New York. Qual designer não conhece esta identidade? Mas nem só deste símbolo famoso, criado por Milton Glaser em 1977, vive o design da cidade.

iloveny

Em 2007, a agência Wolf Ollins criou uma identidade para a NYC & Company, a organização oficial de marketing e turismo da cidade.

Identidade criada em 2007

Identidade criada em 2007

A identidade seguia padrões bem geométricos e modulares. Um modelo flexível para abrigar visualmente as demais atividades culturais, turísticas, gastronômicas, entre outras tantas da cidade.

No entanto, o design da identidade não abrangia outros materiais como iconografias ou tipografias exclusivas. E agora, em 2016, a própria NYC & Company, com um time interno de 22 designers, criou estes novos materiais.

As criações abrangem 2 famílias tipográficas, a NYC Sans e a City Block, além de ícones, peças de divulgação, uma nova paleta e o lançamento do site institucional NYCgo.com.

nyc-go

A NYC Sans, inspirada na famosa Helvetica, possui uma variedade de caracteres extensa, como diferentes versões de M ou N, pensadas propositalmente para refletir a diversidade presente na metrópole. A inspiração veio da fonte utilizada no sistema de transporte da cidade, desenvolvida em 1972 por Massimo Vignelli.

nyc-animated

nycfont2

Além da tipografia, um conjunto de mais de 250 ícones foi ilustrado seguindo a identidade visual, incluindo elementos relacionados a turismo, clima, comida, governo e informações gerais. Esta etapa do trabalho teve a participação de diversas agências da cidade (houve o envolvimento de mais de 400!), deixando o projeto mais democrático.

O vídeo abaixo também pode ser visto no Instagram oficial da NYCgo.

nyc-cat

nyc-icos1

nyc-icos2

Além da tipografia e iconografia, as peças de comunicação também foram atualizadas, seguindo um padrão de cores vibrantes, com referências da PopArt de Roy Lichtenstein. O preto é a cor primária da paleta, mas nunca é usada sozinha, sendo acompanhada do amarelo presente nos táxis, pelo roxo, laranja ou ainda por dois tons de verde, inspirados na Estátua da Liberdade.

nyc-animated2

ny-brand

Veja um resumão do projeto neste vídeo:

Uma cidade como New York merece um trabalho de design tão caprichado como sua fama pelo mundo.

Fontes (Creative Review, NYCgo, Untapped Cities, FastCo)