-->

11-07-16

Um projeto que transformou a pichação em tipografia (free download!)

rooftop-destaque

Um projeto de tipografia que se apropriou de uma manifestação visual ilegal para criar um projeto super legal.

Rooftop é um projeto do designer Róbsom Aurélio, de Brasília, que se inspirou nas assinaturas estampadas pelos pichadores da cidade para criar uma tipografia com características deste estilo urbano.

pixacao

Apesar do caráter subversivo deste tipo de pintura (pichar é considerado ilegal e é diferente de grafitar), o designer explica que se baseou na estética das pichações encontradas em Brasília, geralmente pintadas com um rolinho de tinta conectado a um cabo extensor. Ele explica que a intenção de pichadores que utilizam este tipo de recurso é de tornarem suas assinaturas mais visíveis do que aquelas feitas com spray, devido à possibilidade de alcançar mais áreas e locais mais altos.

 

A forma da fonte é baseada no movimento limitado do rolo quando acoplado ao cabo extensor. O termo Rooftop é utilizado para designar graffitis em geral feito sobre telhados e em fachadas de edifícios.

O portfolio de Róbsom ganhou até um prêmio: o “Behance Appreciation Award” no evento “Behance Portfólio Review Brasília”, em junho.

A Rooftop é gratuita para download e uso pessoal. Contém pontuação, acentos, frações e demais caracteres.

Mais informações na página do projeto no Behance

rooftop1

rooftop-alfabeto

Use para pichar somente os seus layouts.