-->

17-08-16

Title design: uma incrível galeria de vídeos de abertura que marcaram o cinema e a TV

destaque-title

O que seriam de alguns filmes e séries sem suas animações de abertura? Confira esta (maravilhosa) galeria com diversos nomes de title designers  que fizeram história.

Pense em alguma abertura de filme que já marcou a sua memória. Consegue lembrar de alguma?

Que tal esta de “Catch me if you can” (Prenda-me se for capaz), filme de Steven Spielberg, produzida por Kuntzel and Deygas?

prendame

Ou esta do drama francês “Enter the Void” (Viagem alucinante), altamente psicodélica e tipográfica criada por Tom Kan?

void

Pois bem. A experiência de ver um filme sempre foi muito mais do que acompanhar uma história. Uma boa vinheta pode apurar os seus sentidos para o que vem a seguir e deixar você ainda mais empolgado para o clima da narrativa. E, pensando pelo lado criativo, pode ser um incrível trabalho de design. Tanto que existe o title designer que, em tradução livre (e feiosa) quer dizer “o designer de títulos”.

Para exibir estas animações de abertura de filmes, séries, desenhos de TV e até festivais, foi criado o site Art of the Title. É uma galeria enorme de vídeos, organizada por nomes de designers e estúdios, incluindo biografias, entrevistas e curiosidades. Um oásis, um paraíso, um presente para os olhos.

scrat paraiso

Veja uma demonstração rápida da história das vinhetas no cinema:

Entre os especialistas expostos no Art of the Title, está Saul Bass. Bass foi designer gráfico e cineasta, que, em parceria com sua esposa Elaine Bass, criou animações de abertura para produções de Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick, Otto Preminger, Billy Wilder e Martin Scorsese. Saul também criou identidades de sucesso, como para as marcas Quaker, Kleenex, Warner e AT&T.

saulbass-logos

Para Hitchcock, Saul Bass revolucionou o cinema, inventando uma nova forma de tipografia cinética para vinhetas, como nos filmes Vertigo (trabalhando em parceria com John Whitney) e Psycho (Psicose).

"It's a mad mad mad world", 1963. Por Saul Bass.

“It’s a mad mad mad world”, 1963. Por Saul Bass.

"Anatomy of a murder" (1959), abertura por Saul Bass.

“Anatomy of a murder” (1959), abertura por Saul Bass.

Além de Saul Bass, outros grandes nomes como David Fincher (“Star Wars – episódio 4, o Retorno de Jedi” e “Indiana Jones”), Sally Cruikshank (animadora que produziu diversos vídeos para a série de TV infantil “Sesame Street” de 1989-1999), além de especiais como “os 50 anos de James Bond”.

Tem até as aberturas de “Os Simpsons”. <3

O material é incrível. Impossível não ficar ao menos uma hora dando play desesperadamente.

Acesse o Art of  the Title.