-->

04-11-16

10 logotipos famosos com imagens escondidas no espaço negativo

logo-toble

Aquela imagem que não está ali, mas ao mesmo tempo está. Sabe o que é isso? É o espaço negativo. Alguns logos sabem utilizá-lo muito bem.

Você sabe o que é o uso do espaço negativo em uma imagem? É aquela forma que aparece devido à união ou proximidade de dois (ou mais) elementos, que faz com que, no espaço vazio, apareça uma terceira forma.

Para os designers, o espaço negativo está associado ao “fechamento”, uma das leis da Gestalt, que diz que o nosso cérebro, devido à semelhança ou à proximidade de certos elementos, cria uma terceira forma, que não necessariamente está desenhada na imagem.

gestalt

Explicando de forma curta e grossa, a Gestalt, ou a “boa forma”, é um conjunto que fenômenos associados à percepção da forma pelo nosso cérebro, que nem sempre possuem uma explicação lógica, mas que interferem diretamente na maneira como a gente percebe o mundo e busca pelo equilíbrio visual.

Pois bem, o uso do espaço negativo é uma das brincadeiras mais legais entre a retina e o cérebro. E algumas marcas usam muito bem este truque para criarem significados quase imperceptíveis em seus logotipos.

Confira esta seleção de imagens ocultas que você não vai mais conseguir “desver”.

1 – Toblerone

toblerone-logo

Você vê um urso nos Alpes? O urso simboliza a cidade de Berna, na Suíça, de onde veio o famoso chocolate.

2 – FEDEX

fedex

Para um serviço que vende velocidade no transporte e na entrega, até que cai bem esta seta entre as letras E e X, não? A criação foi do designer Lindon Leader, enquanto trabalhava na agência Landor.

3 – Carrefour

carrefour

O que dificulta a identificação do C serifado dentro de um losango é o uso das cores diferentes em cada extremidade. Mas uma vez que você enxerga a letra C, nunca mais vai deixar de ver. Ainda não conseguiu? Dica: a letra C é branca, rs.

4 – Elefont Design

elefont

Esta agência de design indiana usa a letra “e” do seu nome como símbolo. Com um detalhe que faz toda a diferença para transformar o espaço negativo do caractere em uma tromba de elefante.

5 – Pittsburg Zoo & PPG Aquarium

pittsburghzoo

Este zoológico de Pittsburg possui um logotipo complexo, com pouca legibilidade quando reduzido, talvez. Mas uma coisa é interessante: repare como os espaços vazios ao lado da árvore se tornam faces de animais.

6 – Recycle Taiwan

taiwan

O símbolo de reciclagem da cidade de Taiwan é bem inteligente. Quando você olha pela primeira vez, identifica somente setas pretas apontando para o centro, como um ciclo. Mas olhe para dentro do símbolo e ache as setas brancas!

 

7 – Formula 1

formula

Este é fácil de identificar, graças ao detalhe da “cuvinha” do número 1 sobre a letra F.

8 – The Guild od Food Writers

guild

A Guild of Food Writers é a associação profissional de escritores de comida e radiodifusores no Reino Unido. Seu símbolo é super elegante, com uma sacadinha incrível, que mistura a pena da caneta, que representa a escrita, com uma colher, representando a comida, no espaço negativo.

9 – Hershey`s Kisses

kisses

A famosa gotinha de chocolate da Hershey`s também está escondida na assinatura do produto. Repare bem: entre o “K” e o “I” tem uma gotinha abstrata, de lado.

Se você não viu, olha a cola.

image

E estas são as famosas gotas de chocolate:

image

10 – Spartan Golf Club

spartan

Um nó na vista. Ao mesmo tempo que o símbolo representa um jogador de golfe dando uma tacada, a imagem também pode ser vista como um rosto de um espartano usando um capacete. O semicírculo tracejado é, ao mesmo tempo, a trajetória do movimento do jogador e o capacete do soldado.

Tem mais algum exemplo de marca famosa que usa o espaço negativo? Comenta aqui embaixo!