28-12-16

Como validar um contrato online sem precisar escanear assinatura?

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Conhece a assinatura digital? Alguns sites oferecem este recurso que tem validade legal e é muito mais prático do que imprimir e assinar papéis.

Vai fazer um freela? Uma parceria? Uma cobertura fotográfica de um evento? Então você sabe da importância de um contrato. Mas contrato que é contrato sempre requer a assinatura das partes, tanto da contratada, quanto da contratante. E como fazer pra ficar trocando assinaturas através de email? Tem mesmo que imprimir o contrato, assinar e depois digitalizar a imagem? Isso não é muito burocrático?

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Felizmente, existem outras formas de validar contratos feitos online, sem precisar dos métodos analógicos, pouco ecológicos e demorados. Vários serviços de certificação possuem validade legal e, através da inserção dos seus dados e do preenchimento de alguns campos de formulário, tornam uma transação realizada pela internet válida perante a lei.

Conheça alguns destes serviços, vários deles FREE para teste ou para o envio de uma quantidade limitada de documentos:

1. Portal de Assinaturas Certisign

A Certisign é uma empresa de certificação digital, que você provavelmente conhece devido às lojas virtuais. Esta mesma empresa oferece o serviço do “portal de assinaturas”. Através dele, você pode acompanhar o recebimento do contrato pelos participantes e saber se eles já assinaram digitalmente o documento. A Certisign oferece até 10 documentos gratuitos para serem assinados. Após isso, o recurso é pago.

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O vídeo deles é bonitinho e explica bem como funciona:

2. DocuSign

A DocuSign é uma empresa internacional que, aqui no Brasil, também oferece soluções em assinaturas digitais. No site, você pode incluir até mesmo a sua assinatura manuscrita para inserir em documentos (além da validação digital via CPF ou CNPJ, claro).

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O serviço possui uma extensão para Google Chrome, para você assinar PDFs anexados por email ou salvos no Google Drive.

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3. ClickSign

O recurso oferece suporte para diversos formatos de arquivos, como PDF, Word, Power Point ou Excel. Após o período gratuito de teste, a mensalidade custa R$ 25,00 e permite o envio de até 5 documentos.

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4. WebMerge

O site está em inglês, mas os recursos de assinatura digital são os mesmos. O interessante é que eles oferecem vários templates com auto preenchimento para você utilizar, como contratos, tickets, faturas e até documentos governamentais. Também é gratuito para teste, após isso oferece o plano básico de $29 para envio de até 30 docs por mês.

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5. HelloSign

Além dos serviços de assinatura digital mencionados acima, o HelloSign dispõe de API para integração em sites e também extensão para Chrome, para assinar PDFs anexados ao Gmail, ou via Google Drive. A versão gratuita permite o envio de até 3 documentos.

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Conhece outros sites de assinatura digital? Comente aqui embaixo!

Independente da ferramenta, nunca se esqueça de enviar um contrato para seus clientes. E um adiantamento de 50% para começar um freela é sempre recomendado.  Proteja seu ofício.