-->

22-04-17

Um dia de palestras pra quem ama Design + expo de ilustras. É o #cdayrio2017!

post-cutedrop

Você está preparado para abastecer a sua criatividade com dicas preciosas que podem mudar a sua maneira de ver o mundo?

Então se prepare para a quinta edição do CDAY, o evento realizado pelo Cutedrop que vem reunindo profissionais inspiradores do Brasil e do mundo para compartilhar suas dicas e experiências com gente inspirada e empolgada como você.

Já passaram pelo CDAY palestrantes como: Gilberto Strunck (autor de livros famosos de branding e Design que com certeza você já ouviu falar), Ricardo Leite (agência Crama, criadora da identidade RIO 450), Cris Grether (diretora global de Design da Coca-Cola), Ricardo Bezerra (agência Tátil, criadora da identidade dos jogos olímpicos e paralímpicos Rio 2016), entre outros nomes incríveis.

Veja um resuminho de como foi o CDAY em 2016 e 2015:

Este ano o nosso hall da fama será igualmente brilhante, com uma galera fera que vai abordar diferentes assuntos em torno de um tema central, que está presente no nosso cotidiano, disfarçado na forma de experiências e interações.

“Design do dia-a-dia” é o tema do CDAY deste ano, que vai reunir palestras sobre sustentabilidade, design de embalagens, consumo e cultura e até a forma como pensamos e analisamos através dos nossos sentidos, com a ciência do neuromarketing.

headers-sliders-cute-TITULO

Convidados

1. Carol Hoffmann, Designer de inovação no AmeDesign.com.br e no LaDA/ESDI

Designer e Antropóloga sempre atuou  profissionalmente a fim de buscar as soluções mais responsáveis em relação a seus projetos pesquisando e trabalhando dentro das áreas do Design Estratégico, Sustentável, Design e Antropologia, CoDesign, Antropologia do Consumo e Inovação Social.

Seu ativismo é sobre trazer novos pontos de vista do mundo, das coisas, a partir das próprias pessoas, com novas abordagens sobre os antigos problemas e que estas sejam principalmente mais conscientes e sustentáveis. É idealizadora e editora responsável pelo conteúdo do AmeDesign.com.br, pesquisadora e designer de inovação no Laboratório de Design e Antropologia do ESDI/UERJ e colaboradora do projeto Andarilha.com.

Tema da palestra: 
O futuro do Design – Projetando com e para a próxima geração

O mundo e, consequentemente, o Design, estão enfrentando novos desafios. As velhas metodologias já não se bastam sozinhas. Nossa vida não é mais linear, nossa conversações com o mundo e as pessoas mudaram. O Design facilita, ajuda a pensar e a se adaptar a estas mudanças, mas para isso o Design também precisa mudar. Para mudar o mundo, primeiro imagine e crie junto com as pessoas um mundo melhor.

carol-hoffmann

2. Marcus Dohmann, Docente no Curso de Comunicação Visual | Design – UFRJ

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Mestrado em História da Arte e Doutorado em Artes Visuais, tem Pós-Doutorado no campo de Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC/UFRJ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado e fundador/coordenador do Laboratório do Núcleo Gráfico de Comunicação Visual (LabGraf), atua como docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (2006) e do Bacharelado em Comunicação Visual | Design da EBA/UFRJ, desde 1984. Ocupou até 2016, o cargo de Coordenador Acadêmico do Curso de Comunicação Visual | Design. Consultor para design da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ e do Parque Tecnológico da UFRJ. Autor e organizador do livro “A experiência material: a cultura do objeto”, lançado em 2013.

Tema da palestra:
Cultura material e Design: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismos

Objetos fazem parte de nossa rotina diária. Diante do pragmatismo deste ponto de vista, mesmo os objetos mais comuns têm a capacidade de simbolizar os anseios e as aspirações humanas, das mais comuns às mais profundas. Os indivíduos constroem redes de significados a partir dos objetos materiais, utilizando-os para construir, estabilizar e tornar visíveis as práticas sociais, ao mesmo tempo em que imputam valores que configuram suas identidades culturais. Sob esse viés, os conteúdos a serem apresentados tornam-se relevantes para uma diversificada audiência, que compreende interesses nas áreas do design, cultura material e do consumo.

marcus-dohmann

3. Ana Souza, Co-CEO da Forebrain

Graduada em Biomedicina pela UFRJ, possui mestrado e doutorado em Neurociência Comportamental também pela UFRJ. É sócia-fundadora e co-CEO da Forebrain, empresa brasileira pioneira em oferecer serviços de pesquisas em Neurociência aplicada. A empresa hoje é considerada uma referência de mercado e atende a clientes como L’Oréal, O Boticário, Oi, MAPFRE, Globo, dentre outros. Atua como professora da disciplina de Neurociência do Consumo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Neuromarketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também oferece cursos na área de Neurociência Organizacional, tendo realizado palestras e treinamentos em diferentes instituições de renome ao longo dos últimos anos.

Tema da palestra:
Neuromarketing: Compreendendo o lado emocional da experiência!

A palestra abordará as descobertas das ciências do cérebro e como esta nova área de pesquisa ajuda a entender de maneira profunda o comportamento do consumidor. O participante compreenderá como a neurociência está revolucionando o marketing por permitir um conhecimento direto, implícito e científico sobre as reais intenções de consumo. Também traremos alguns conceitos sobre as bases neurobiológicas do comportamento, permitindo uma visão diferenciada sobre o consumidor. Durante a apresentação, traremos exemplos da aplicação de algumas das principais ferramentas de neuromarketing para o aprimoramento de produtos, embalagens e/ou campanhas.

ana-souza

4. Karin Schneider, Senior Strategic Planner na Packaging Brands

Karin é formada em Design e possui formação de negócios pela Universidad Adolfo Ibañez no Chile, onde fez um MBA em Direção de Marketing. Também possui um curso de extensão de Planejamento estratégico de comunicação da Miami AD School realizado na ESPM do Rio de Janeiro. Trabalhou como Designer por 10 anos, com uma sólida trajetória construída em agências no Chile e no Brasil.  Em 2007 Foi morar no Chile, onde passou três anos e teve a oportunidade de trabalhar em grandes agências de publicidade e Design. Em 2010 voltou para o Brasil e se reintegrou ao time da Packaging Brands como designer. Em 2012 migrou para o setor de Planejamento estratégico de marcas, onde atua como gerente. De 2012 até o presente já participou do desenvolvimento de diversos projetos importantes, como o Rebranding do Sistema Comércio, entre outros.

Hoje atua também como consultora de Branding para as filiais da agência em São Paulo e em Santiago do Chile.

Tema da palestra: O Processo de Design de marcas e embalagens.

O que faz as pessoas se apaixonarem pelas marcas? Como se comporta o consumidor? Nesta palestra vamos abordar desde a origem das lovemarks até o processo de imersão, tendências, criação de conceitos e o sistema de impressão de embalagens.

karin-schneider

Quando e onde?

O CDAY acontece dia 3 de junho, das 10h às 18h, no Instituto Cervantes, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A localização é excelente, com fácil acesso via transporte coletivo e com vasto comércio pelo local.

Bônus: exposição de ilustras

Além das palestras, brindes, sorteios e coffee break, também vai acontecer a expo “Tô no Cutedrop”: uma exposição de trabalhos de ilustradores e designers selecionados pelo Cutedrop.

A abertura da exposição será no dia do evento, 3 de junho, para os inscritos. Mas a galeria de trabalhos continua exposta do dia 5 ao dia 9 de junho, aberta ao público e de acesso gratuito (acompanhando o horário de funcionamento do local).

exposicao-to-no-cutedrop2

Para garantir seu ingresso logo (as vagas são limitadas, hein?), basta acessar o site do evento e conferir mais informações.

Seja bem vindo ao #cdayrio2017, a quinta edição do nosso dia criativo. Nos vemos dia 3 de junho. 😉