-->

13-07-17

Inventaram um elevador que anda para os lados (além de subir e descer)

elevador-thyssen

A gora é real. Um elevador que sobe, desce e anda para os lados. E isso com segurança e de forma sustentável.

Quem nunca teve vontade de andar no elevador da Fantástica Fábrica de Chocolates com o Willy Wonka?

Um elevador que sobe e desce em todas as direções era uma utopia possível somente em filmes. Até agora.

willy-wonka

A fabricante alemã de elevadores, a Thyssenkrupp, criou um elevador considerado pelo diretor executivo do Conselho de edifícios altos e habitats urbanos como o “maior desenvolvimento na indústria de elevadores desde a sua invenção em 165 anos atrás”.

Mas o que faz dele algo tão incrível assim?

O novo elevador, chamado de MULTI, além de viajar lateralmente, para cima e para baixo, não utiliza cordas, mas um sistema cabines magnetizadas, o que permite que ele realize trajetos múltiplos, como subir ou descer e em seguida viajar para o lado em um circuito contínuo, como uma linha de metrô.

multi-sideways-elevator-test-tower-thyssenkrupp-technology_dezeen_2364_col_1

multi-sideways-elevator-test-tower-thyssenkrupp-technology_dezeen_2364_col_8

multi-sideways-elevator-test-tower-thyssenkrupp-technology_dezeen_2364_col_17

A fabricante também garante que ele pode atingir até 50% a mais da capacidade de transporte e economizar até 60% de energia, quando comparado aos elevadores convencionais. Sua aplicação em projetos reais também se torna mais prática, pois, uma vez que utiliza ímãs e motores, ele requer eixos menores, o que pode aumentar a área útil do edifício em até 25% (elevadores convencionais ocupam cerca de 40% da área de um prédio, dependendo da sua altura).

Após a instalação do sistema em três eixos na torre de teste de 246 metros de altura, da própria ThyssenKrupp em Rottweil, na Alemanha, o primeiro cliente a adquirir o novo MULTI será a OVG Real Estate, que pretende instalar o sistema no novo edifício East Sied Tower em Berlim, considerado o prédio de escritórios mais sustentável do mundo.

Veja como ele funciona:

Saiba mais sobre o MULTI no site oficial da Thyssenkrupp.

Aguardamos os elevadores voadores em breve.