-->

01-10-09

Tokyo Senseware

Senseware

Tokyo Fiber Senseware. Inovações no design, na arte e tecnologia.

A Tokyo Fiber Senseware aconteceu em Abril em Milão e em Setembro em Tóquio. O propósito deste evento foi, e é, divulgar formas inovadoras e criativas de utilizar fibras artificiais, desenvolvidas no Japão, tanto na arquitetura, design ou na arte. Estas fibras podem ser microscópicas, elásticas ou condutoras de eletricidade. As possibilidades são inúmeras para as mentes criativas.

Em Milão, a exposição reuniu mais de 38.000 pessoas, com a exibição de 17 projetos, desenvolvidos por 15 profissionais e 2 companhias. Os resultados variam entre blocos de concreto translúcidos, caixas que andam sozinhas , logo formado por gotinhas de água entre outros.

Infelizmente não pude ver de perto, afinal não estava nem em Milão nem em Tóquio, mas achei uns vídeos e umas fotos de alguns trabalhos interessantes. Aqui vai:

Logo de água

senseware

O que acontece aqui é que as gotinhas se formam entre as fibras de um tecido ultra resistente à agua. Quando as gotas chegam a um certo tamanho escorrem pelo tecido, que cobre uma superfície levemente inclinada. NANO-TEX é o nome do processo de fabricação deste tecido.

Caixas que andam sozinhas (Robot Tiles)

senseware2

Achei legal demais ver estas caixas forradas de tecido que reconhecem onde seus pés estão posicionados. Criada por Hiroo Iwata, a fibra do tecido é formada por nano partículas metálicas eletrocondutoras, o que faz com que seja possível este sistema de movimento das caixas que vão até onde você está.

Concreto translúcido

senseware3

Kengo Kuma é o arquiteto responsável pela idealização deste concreto translúcido. As peças são igualmente resistentes, porém na sua estrutura existe a  fibra óptica plástica chamada ESKA. As peças são uma revolução na arquitetura uma vez que quebram o paradigma de que estruturas seguras necessariamente bloqueiam a luz.

Para ver mais sobre a Tokyo Fiber Senseware, acesse o site do evento, ou o pdf com tudo detalhado. E ainda tem a galeria de fotos com as descrições em italiano.