-->

05-10-09

Vida acadêmica e profissional. Mitos e verdades.

Will Murai

Você acha que ser um estudante faz de você pouco profissional? E que portfolio de trabalhos acadêmicos não servem de nada? Aconselho ler este post e descobrir alguns mitos e verdades.

Tudo começou quando vi rodar em um monte de blogs mundo afora o trabalho do João Ricardo Machado, designer catarinense, que fez o branding  de uma marca ficctícia de sorvetes, o Yummy. Amei e ao entrar no seu portfolio vi que tinham outras coisas super profissionais, todas acadêmicas. E resolvi aqui abrir um espaço para o estudante e quebrar alguns mitos.

yummy

Mito 1: Estudante não é profissional

Nerd

Ser estudante não é o contrário de ser profissional. Milhares de profissionais conceituados no mercado também são estudantes. E vou te falar, todos deveriam ser, quer dizer, pelo menos ter o espírito de aluno, de sempre querer aprender mais.  Estudar não é ficar olhando o professor dar bronca na galerinha da última fila. Estudar é sempre se atualizar. Independente se você tem ou não experiência no mercado, ser profissional é o modo como você encara os seus desafios. Profissionalismo deve existir no seu trabalho e nos seus estudos.

Mito 2: Estudante não tem experiência

Este é outro mito. Assim como disse acima, milhares de profissionais conceituados continuam sendo estudantes. Ok, mas e aqueles que nunca trabalharam? Bom, claro que uma faculdade tem o papel de te dar informações e educar você. Mas ela não pode fazer tudo sozinha. Quando você começa a estudar é lindo, um mundo de informação se abre, um oásis graduado. Mas vou resumir o resto em 2 palavras: SE VIRA!!!!!!

Se você quer ter experiência, vai procurar desafios que te façam crescer. Refaça um job de alguém só por onda mesmo, mas como exercício, nada de copiar. Procure tutoriais, converse com pessoas experientes da área, vá estagiar numa empresa e gruda naquele cara que você admira o trabalho. Peça opiniões e espere sim ouvir que está uma droga. Não faça beicinho. Em vez disso pergunte o que poderia melhorar.

E detalhe sórdido: FAÇA UM PORTFOLIO. Mas não copie, pelo amor de Deus. Inspiração não é cópia.

Isso tudo pode fazer de um estudante um profissional experiente. Mas atenção: o mito continua sendo verdade caso o estudante não queira desmistificá-lo.

Mito3: Trabalho acadêmico não serve como portfolio

Que mentirinha feia e boba. Aliás me respondam como que alguém que procura um estágio vai fazer um portfo se ele não for acadêmico? Ah, tá, é porque são trabalhos amadores… Opa, errou de novo. Amador é o pensamento de alguns estudantes e até mesmo professores, que não exigem o capricho e a dedicação necessária para se fazer um projeto bom. Tem gente que faz qualquer coisa pra passar, e tem professor que passa gente que faz qualquer coisa.

Claro que se levarmos em consideração o estudante que acabou de entrar na universidade, o nível de exigência será menor. Não seria insensata de dizer que o cara já entra na universidade fazendo projetos “sinsitros” na visão do mercado. O que digo é que de acordo com o seu  nível, o estudante pode ter peças extremamente bem feitas e bem conceituadas.

 

Verdade: Eu quero me formaaaaarrr!!!!

grito

Ok, isso não é um mito. É possível se formar. Mas calma, miguxo. Não faça qualquer coisa só pra se livrar do tormento acadêmico. Pelo contrário, faça do seu tormento acadêmico um pretexto para colocar toda a sua capacidade no seu projeto final. Aliás, como você não terá restrições do cliente, não precisa colocar um splash com o preço da promoção do mês na capa. Não, você está vivendo o paraíso lúdico da criação. Claro que tem o público a atingir, informações necessárias, mas muito #mimimi mercadológico fica de fora disso tudo. Então se esforce e brilhe muito na Internet.

Mitos quebrados. Agora é hora de fazer sua parte, estudante!

A ilustra em destaque do post é de Will Murai.