-->

09-11-10

Utilidade pública para designers (blogueiros e twitteiros) #2

baby blogger

Mais ferramentas pra você que viu o Utilidade Pública para Designers #1! Mas agora o foco é para quem tem blogs, WordPress, site ou Twitter.

Social Oomph

É uma fonte de ferramentas para redes sociais bem completa. Oferece soluções para sua conta no Twitter, como follow automático de seguidores, DMs automáticas para quem começa a te seguir e tweets agendados para serem disparados aos seus followers quando você não está conectado. Tem encurtador de URLs, apesar de existir um add-on para Firefox e extensions para Chrome muito melhores (estão listados abaixo). Fora as outras possibilidades pagas. Lembrando que estas acima são free. Tem muita coisa free. Claro que o seu bom senso vai te sugerir o que usar. Não é pra sair usando tudo, mas é uma ótima referência.

BlogPolls

Ferramenta para criar enquetes. Você cria sua conta free, formula a enquete, podendo inserir mais respostas e dizer se o usuário tem múltiplas escolhas ou uma só opção. Para publicar, basta copiar o código para embedar no seu site. Os resultados são exibidos na própria janelinha da enquete, com uso de Javascript. Simples e prático. Outra opção semelhante é o TwtPoll.

Sorteie.me

Este praticamente todo mundo já conhece, mas não podia deixar de fora da lista. Ferramenta prática e eficiente para realizar sorteios no Twitter. Pode escolher a quantidade de sorteados e selecionar se o sorteio será entre os seguidores ou através de RT. Os usuários sorteados são randômicos.

 

TwtAway

Ferramenta bem completa para sorteios usando Twitter, que além do que o Sorteie.me oferece, fornece campos para indicar patrocinadores da promo. O bom do Sorteie.me é que é produto nacional. 🙂

TwitVite


Crie eventos, agende local e hora, faça sua lista de convidados, compartilhe e receba confirmação. Ferramenta completa para convites.

MeeNews

Para você que tem um blog no WordPress e deseja enviar newsletters, esse plugin tem toda a cara de ser excelente. Exibe o form para assinatura da newsletter, armazena os emails dos usuários e ainda permite a criação da News baseada em um template pré fabricado, com a opção de upload da imagem do header. Não é nada extremamente exclusivo, mas muito prático pra quem quer divulgar seu conteúdo.

Tweet this

Ótimo plugin para dar ao usuário a opção de tuitar o post. Tem encurtador de URL e mensagem personalizável, além de vários icos pra você escolher.

Add-on encurtador de URL

Tem o Shorten URL para Firefox, com mais de 100 serviços disponíveis para encurtar a URL  e facilitar o compartilhamento. Esteja certo de escolher um serviço seguro.

Para o Chrome, tem o ChromeMuse, bem fácil e  utiliza o goo.gl como serviço.

Existem outras ferramentas, como o Google Analytics, ESSENCIAL para gerenciamento do seu blog, FeedBurner para gerar RSS Feed e gerenciar seus subscribers, TweetDeck para geranciar mais de uma conta no Twitter (existem outros, mais acho o mais completo). Além disso, muitos recursos postados aqui vieram do site TwtApps, como o Twtvite e TwtAway.

Não tem desculpa para desistir dessa vida social.

Fonte da imagem em destaque.