-->

10-02-11

Swype telepático

Você já se acostumou a utilizar o Swype nos teclados touchscreen? Parece meio estranho no começo, mas com o tempo você vai viciar. É telepático! E sem querer ofender, diria que é um método T9 super desenvolvido.

Pra você entender bem rápido, o Swype é um software com uma tecnologia patenteada, ideal para smartphones e tablets PCs, que permite a digitação de palavras pré definidas com o simples arrastar do dedo sobre as letras que compõem tal palavra. Isso mesmo, em vez de digitar letra por letra, pressionar e esperar uns segundos para aparecer a opção com acentos, basta traçar um caminho sobre as letras e magicamente aparece a palavra que você pensou em inserir, corretamente acentuada, inclusive.

Claro que para rotas parecidas, ou para caminhos nem tão bem traçados assim, aparece um popup com uma lista de opções de palavras para selecionar. E dificilmente a que você pensou não estará ali. Só se o seu dedão for beeeeem descoordenado.

Uma das vantagens do Swype, além da velocidade para digitação, é o espaçamento automático. Traçou uma rota e a palavra apareceu? Pronto. Não precisa teclar em “espaço” para digitar a próxima.

O layout do teclado adotado pelo Swype é o famoso QWERTY, que se você nunca ouviu falar neste nome, deve achar que é novidade. Mas não é. Simplesmente é o modelo de disposição de teclas criado por Christopher Scholes, que dispõe em pares as teclas mais usadas na língua inglesa. O nome se deve à ordem das primeira letras no teclado. Quer conferir? Dá uma olhada na primeira linha de teclas alfabéticas do seu teclado e vê se não são Q, W, E, R, T, Y…

O chato é que o Swype é pesadinho e precisa de praticamente 11Mb de espaço livre na memória ( na memória, não no SD). Mas o Motorola Defy, modelo mais recente e resistente a quase tudo da Motorola, além de alguns outros, como o Motorola XT300,  já vêm com Swype instalado. Não precisa ter o trabalho de baixar. Vale lembrar que o Swype está disponível para smartphones com Android, mas agora já está liberado para Symbian também ( o sistema da Nokia).

O programa tem suporte para vários idiomas, e o Português configurado nele funciona direitinho. Não tive problemas até agora.

Agora é conectar as redes socias e o messenger e mandar ver no tecladinho.