-->

21-06-11

A infância de Mickey Mouse: a origem do rato mais famoso dos desenhos

sketch de mickey mouse

Enquanto os EUA enfrentavam a crise da bolsa, um ratinho muito famoso começava a dançar e assobiar por aí.

Se um rato de orelhas redondas e calças vermelhas fez parte da sua infância, talvez seja válido você saber como que ele nasceu e fez tanto sucesso nos desenhos da Disney.

História

O nosso querido Mickey Mouse completa 83 anos em 2011, colocando em prática a fórmula da juventude e do sucesso. A história que antecede seu nascimento, porém, não é muito feliz… Falando rapidamente sobre o drama, em 1927 Walt Disney perdeu os direitos sobre Oswald the Rabbit, personagem de sua autoria, para seu ex-patrão, que  aproveitou que suas obras não tinham sido assinadas e fez sucesso sem dar os devidos créditos ao real criador. Mas mesmo assim, Walt Disney deu a volta por cima e resolveu pensar em um personagem de sucesso certo, que concorresse com um dos maiores ícones dos anos 20, o Gato Félix, criação dos estúdios Sullivan.

Gato Félix nos anos 20.

Mickey Mouse, então, nasce em 1928 das mãos de Walt Disney, que produzia e dirigia, e Ub Iwerks, que desenhava. Vale lembrar que apesar da concepção ser de Walt, o desenho era de Iwerks.

O rato, porém, não nasceu batizado de Mickey, mas de Mortimer, nome que a esposa de Walt, Lilian, não curtiu muito. Como um bom marido, Walt Disney atendeu o pedido da esposa e mudou o nome do ratinho para Mickey Mouse ( homens, confiem na intuição feminina. Imagine um rato chamado Mortimer? ).

Wal Disney, Ub Iwerks e Mickey Mouse em sua primeira aparição.

Desenhos

O primeira curta de Mickey foi Plane Crazy, que não foi um sucesso tão grande … Mas seu segundo desenho, Steamboat Willie, foi um estouro e o primeiro a sincronizar trilha sonora e movimento. Neste episódio de cerca de 8 minutos, Mickey dá uma de capitão de um barquinho, cena famosa que você deve conhecer bem, e acaba tendo que descascar batatas no porão. Mickey aliás, é bem diferente do pacato ratinho de voz fina, e se mostra bem estressadinho no seu primeiro desenho famoso.  Aliás, Mickey bebia e fumava, mas depois abandonou seus vícios para se tornar politicamente correto nos anos 30, afinal um famoso não podia dar mal exemplo para as crianças…

Depois de seu desenho de sucesso, Mickey não parou mais. De 1929 a 1939, Disney, com a participação de Ub Iwerks nas ilustras, produziu uma série chamada “Silly Symphonies”. A primeira colorida. Inclusive, um dos episódios desta série, Flowers and Trees, ganhou o primeiro Oscar de um desenho animado! Mickey estampava seu nome nas vinhetas de abertura, apesar de não atuar de fato nas histórias.

E lembra do gato Félix? Pois é, o futuro reservou para ele um longo período de aposentadoria, uma vez que Mickey se tornou mesmo um concorrente direto, superando o gato nos anos 30. Não é que a cadeia alimentar se inverteu no mundo dos storyboards?

Em novembro de 1978, Mickey alcança o auge da sua fama, sendo o primeiro personagem de desenho a ter uma estrela na calçada da fama em Hollywood!

Mickey - calçada da fama

Visual

Temos muito a falar de Mickey Mouse e das mudanças no seu visual até chegarmos ao que você conhece nos dias de hoje, com suas versões para games, 3D, 2D, holográfico, fantasiado e muito mais. Mas o mais importante é que apesar do passar das décadas, Mickey não perdeu a essência da sua identidade. Ok, ficou mais tranquilo, estabeleceu um compromisso sério com a Minnie, virou um rato de família, com seu cachorro de estimação, mas sempre Mickey, com suas orelhas redondas e pretinhas, sem nenhum fio grisalho apesar dos seus 83 anos.

evolução do Mickey

E para os designers e ilustradores que chegaram até o final deste post, um guia rápido para você aprender a desenhar o Mickey e impressionar os seus sobrinhos.

como desenhar o mickey

Longa vida ao rato!