-->

26-08-11

Blippar. Um upgrade na realidade aumentada.

blippar

Uma nova maneira de pensar a interatividade com os produtos usando Realidade Aumentada.

Você provavelmente já conhece Realidade Aumentada. O nascimento desta tecnologia foi muito legal, muito inovadora, mas não foi popularmente aplicada em nada pra lá de muito funcional na época. Ou estava ligada a um código impresso que você precisava ficar balançando em frente à sua webcam ou exigia que você baixasse plugins pesados pra conseguir visualizar a novidade. Quer ver um exemplo? Olha este post de 2009, quando o Cutedrop estava nascendo e os exemplos também já não eram muito novos. Nele, o caso mais funcional de RA acho que era a da Ray Ban.

Pois bem, os anos se passaram, os smartphones ficaram mais populares que os notebooks e o mercado tinha que pensar em alguma coisa que relacionasse produtos e tecnologia. E qual a forma de combinar a funcionalidade e a praticidade dos gadgets com a característica lúdica e gráfica da Realidade Aumentada? Deve ter sido essa a pergunta feita pelo pessoal que criou o Blippar, aplicativo que reconhece nas embalagens que têm o código de leitura indexado uma interface de interação.

blippar

Ou seja, se a embalagem do produto tiver o código que o Blippar lê, no momento em que você passar seu smartphone ou tablet sobre ela, elementos interativos e animados vão pular na sua tela.

O que isso tem de inovador?

  • Acredito que a facilidade dos apps para smartphones e tablets (que já vêm com câmera embutida) é o primeiro passo,  já que ninguém precisa ficar balançando o produto na frente do computador.
  • Depois o fato de ter a mesma experiência lúdica dos antigos projetos de RA, com a diferença de que aquele código PB feioso evoluiu para a própria embalagem completa do produto. No vídeo de demonstração eu não vi em momento algum código do genêro. Isso é bem intrigante mas consequentemente lindo demais.
  • E mais, a interação do Blippar não é somente firula, mas permite games e links para páginas nos elementos visuais que pipocam na tela, assim como um QR Code convencional.

Se esse recurso popularizar, seremos todos um bando de loucos colocando o iPad diante das prateleiras dos supermercados.

O Blippar pode ser baixado pra iOS e Android (beta). Mas não se engane porque se você baixar e sacudir o celular na frente da sua embalagem de leite em casa nada vai acontecer…

 

Veja este exemplo com joguinho e tudo.

Dica do Advertido.