-->

09-04-12

Pessoas diferentes. Vozes iguais.

vozes parecidas

Cada ser humano tem identificações únicas, como as digitais e as íris dos olhos. Mas e a voz? É possível que o talento de alguém seja fielmente reproduzido por outro?

Sabemos que no mundo existem milhares de pessoas com o dom da imitação. Covers de comediantes, atores e cantores aos montes. Mas nem sempre imitar o jeito significa ter a mesma voz. Veja aqui uma lista de algumas pessoas que reproduzem fielmente a voz de alguns astros e estrelas da música. Experimente ouvir de olhos fechados.

Michael Jackson

Há um tempo atrás, a filha do eterno Rei do Pop, Paris Jackson, deu uma declaração bombástica em público afirmando que algumas músicas do disco póstumo de MJ não foram gravadas por ele anteriormente, mas por Jason Malachi, como a faixa Hold my hand. Ouça a voz deste cantor no vídeo abaixo e tente dizer se Paris tem razão.

Agora ouça a Hold my hand. E aí?

Agora, se você por acaso não sabe, temos uma versão nacional de Michael. Ele se chama Jean Walker e foi descoberto em um táxi. Sim, ele era taxista! Agora, ele certamente já deve ter desenvolvido mais o inglês. Mas a imitação tá beleza, né?

Freddie Mercury

Para você que não conhece a banda Queen Extravaganza, é uma banda cover oficial do Queen (oh, não diga…). A diferença dela para as outras é que foi idealizada pelo baterista do Queen, Roger Taylor, que realizou uma enorme seleção com duração de 12 semanas para escolher os integrantes. O que impressiona é o talento de um dos escolhidos para vocalista, Marc Martel, que tem uma voz super parecida com Freddie Mercury. Se eu fosse você clicaria logo no vídeo abaixo para ver a performance do rapaz.

Roberto Carlos

Este exemplo não se trata de um cover, mas de um cantor com um timbre de voz muito parecido com o do Roberto Carlos. O privilegiado é um cantor gospel chamado J. Neto. Ouça e diga se não têm vozes parecidas. Lembrando que não estamos falando de semelhança entre as canções, mas entre vozes.

Maria Bethânia

Este caso foi documentado pelo Fantástico há 30 anos atrás. O nome do cantor que tem o timbre semelhante ao de Maria Bethânia é Irineu de Palmira.  Você pode ver a matéria que passou no programa aqui.

 

Você conhece mais casos de gêmeos de voz? Comente abaixo!