-->

18-07-12

Crowdfunding: onde obter financiamento coletivo online

crowdfunding yang

Você sabe o que é crowdfunding e para que serve? Se você tem uma ideia que precisa de investimento pra acontecer, confira este post.

Você tem uma ideia muito boa para um documentário, projeto social, produto ou game. Está tudo pronto e bem pensado, mas falta o essencial: a verba. Como conseguir dinheiro para tirar a ideia do papel?

Nem sempre conseguimos que empresas abracem nossas ideias, mas existem várias pessoas em cada lugar do mundo que podem e querem colaborar. Para isso existe o crowdfunding.

O crowdfunding é literalmente, um processo de financiamento coletivo (Crowd =multidão, povo. Funding = financiamento). Ou seja, é uma forma de pessoas físicas patrocinarem o seu projeto porque acreditam na sua ideia, e em troca, obterem alguma retribuição de acordo com o valor doado, que pode ser um link exclusivo, um exemplar do produto e até o nome nos créditos do projeto.

crowdfunding by james yang

O crowdfunding se baseia no conceito de que muitos, mesmo colaborando com pouco, podem fazer muito.

Existem sites focados no conceito de financiamento coletivo. Eles funcionam da seguinte forma:

  • Você cadastra o seu projeto inserindo o máximo de informações sobre ele. Imagens e vídeos ajudam, sempre.
  • Você define o valor que precisa para viabilizar o projeto. De preferência, faça este levantamento antes.
  • Existe um prazo para que o seu projeto consiga alcançar o valor estabelecido. Cabe a você divulgá-lo e conseguir cativar pessoas dispostas a abraçar a sua causa, colaborado com qualquer valor, geralmente a partir de R$ 10.
  • Para cada faixa de valor doado, você precisa oferecer algo em troca. Dica: vá deixando os brindes mais legais à medida que o patrocínio for aumentando.

Onde encontrar?

Um dos sites mais famosos é o Kickstarter. Mas existem mais iniciativas em bom e belo português, como o Catarse e o Benfeitoria.

kickstarter crowdfunding

catarse crowdfunding

Lembrando que o crowdfunding não é uma iniciativa para financiar empresas, mas projetos e ideias. Um incentivo à criatividade. Mãos à obra!

Ilustrações usadas no post: James Young.