-->

08-10-12

Lockitron: você pode trancar sua porta com o smartphone

lockitron

Nada mais de milhares de chaves penduradas no bolso. Este gadget permite que você tranque sua porta via Wi-fi.

Imagine sair de casa com pressa, sem precisar se lembrar do lugar onde você guardou as chaves? E se você estiver esperando alguém em casa e se atrasar pra chegar? Imagine poder abrir a porta para a visita antes mesmo de ter chegado em casa?

Pois bem, para isso existe o Lockitron, uma espécie de automatizador de trancas.  Ele é um dispositivo desenvolvido com Arduino, e conecta-se ao seu smartphone via Wi-fi.

lockitron

Através do aplicativo, você pode trancar e destrancar suas portas à distância, receber avisos caso alguém esteja batendo à porta e compartilhar o acesso à sua casa com alguém de confiança. A segurança fica por conta do protocolo, o mesmo usado em sites de bancos.

E as chaves, morreram? Bom, elas continuam tendo a mesma utilidade. A instalação do Lockitron não invalida o uso das velhas amigas. Inclusive, se alguém abrir a porta usando as chaves, o Lockitron reconhece e manda um alerta para você.

Se você for um esquecido e perder o celular, basta acessar o site, logar e alterar senha e restrições de acesso, para que ninguém possa utilizar o aplicativo no celular.

O dispositivo está  disponível (pre-order) no site, que criou o próprio crowdfunding para conseguir fundos para o projeto.

Veja o vídeo:

Parece que o Lockitron já teve uma versão anterior, mas que não era muito fácil de instalar. Com a nova versão do gadget vai ficar mais fácil pra galera high-tech carregar o seu chaveiro virtual.

Imagens via