-->

03-10-12

Posters de viagem de 1920 a 1950

poster viagens

Uma exposição de cartazes de viagem de 1920 a 1950. Muitos contemplando a era Art-Déco. Conheça mais sobre o turismo da sociedade moderna através de imagens.

Nada de fotos de família feliz estilo comercial de margarina, lagos tranquilos ou planícies pacatas. Os cartazes do mercado turístico no Pós Primeira Guerra mostravam a grandeza da tecnologia das embarcações. Alguns estilos artísticos permeavam a época, mas o mais marcante foi o Art-Déco.

Um pouco de história:

A era Art-Déco

O estilo Art-Déco começou nos anos 20, como um ecletismo de estilos como Construtivismo, Cubismo, Modernimo, Art Nouveau, Futurismo e grande influência da Bauhaus. Originou-se em Paris, com a mostra Exposition Universelle des Arts Décoratifs, em 1925, na qual nus femininos foram representados com cores mais discretas e traços mais geométricos. Seu período de grande presença e ascensão vai até 1939, aproximadamente.

Menos rebuscado e ornamental que o Art-Nouveau, o Art-Déco se apropria de traços mais geométricos e estruturas mais simples, influenciando não só o campo das artes, mas da arquitetura, moda, design e publicidade. Sua imagem é associada a tudo que era considerado moderno, inovador e industrial. O uso de materiais mais populares, como baquelite, madeira e vidro, faz com que o movimento atinja as massas populares em pouco tempo.

Tratando-se de viagens, a alta sociedade começava a se interessar por novas experiências turísticas, mudando o conceito de luxo. Elegante agora era se aventurar em novas experiências. Nada de spas, óperas e casas de campo. Com as novas opções de mobilidade, seguras e confortáveis, era possível se atrever a viajar em trens rápidos, transatlânticos refinados, aeronaves ou zeppelins.

titanic
Titanic: um marco da época

Vários grandes hotéis surgiram ao longo das novas rotas e respectivas plataformas e estações. Um novo estilo de vida tomou forma e o cromado passou a fazer parte da decoração das casas. O estilo aerodinâmico prevaleceu sobre o ornamento.

E, para comunicar o novo horizonte da alta sociedade, novos cartazes eram produzidos, com foco na modernidade e na tecnologia, sob o olhar do estilo artístico da época.

poster de viagens

poster viagem

poster viagem

posters de viagem

poster viagens

 

Safety, Speed, Comfort

Para os interessados, a galeria Zeitlos, em Berlim, realizará uma exposição de aproximadamente 40 cartazes sobre viagens, datados entre 1920 e 1950, das coleções privadas de Joachim Apitz e Wegner Marc. Os cartazes publicados neste post vieram diretamente do banco de imagens da galeria. Grande parte dos que serão expostos contempla a era Art-Déco.

Para quem quiser conferir a exposição, fica a dica:

Segurança, Velocidade, Conforto. Posters de Viagem 1920-1950.

Exposição na galeria de design ZEITLOS – BERLIN

De 13 de Outubro a 09 de Dezembro de 2012.  Mais informações aqui.

 

Um destaque muito especial do show é uma lembrança do Titanic que, apesar de sua perda trágica, iniciou uma mudança mundial na produção técnica e normas de segurança no momento.

Se você não estiver em Berlim, torce pra que essa expo venha para o Brasil também!