-->

30-01-13

Rodovias inteligentes com tecnologia sustentável

E se as rodovias fossem inteligentes para auxiliar os motoristas, sem prejudicar o meio ambiente? Essa ideia já é real.

Nada mais de estradas pouca visibilidade, problemas com a sinalização nas vias ou falta de interesse por carros elétricos. Este projeto do Studio Roosegaarde, em parceria com a Heijmans (na parte de infraestrutura), traz ideias revolucionárias, unindo tecnologia, interatividade e sustentabilidade para a vida dos motoristas. E o mais legal: tudo aqui pode ser facilmente inserido na vida real. Ah, inclusive os primeiros metros da estrada inteligente já estão sendo desenvolvidos na Holanda. 

O projeto venceu o Dutch Design Awards em 2012, com o título de melhor conceito futuro. Repare só nas propostas do projeto Smart Highway:

SMART HIGHWAY

O conceito Glow in the dark, como o próprio nome diz, sugere faixas de tráfego pintadas na rodovia com uma tinta luminosa. O poder fosforecente da tinta é reabastecido com a luz solar, que permite que o efeito luminoso permaneça ativo no escuro por até 10 horas. Tais faixas podem inclusive ser dinâmicas, seccionadas durante o dia e contínuas durante a noite, quando a ultrapassagem em certos locais se torna mais perigosa.

A pintura dinâmica (Dynamic Paint), torna-se visível de acordo com as variações de temperatura do ambiente e comunica informações relevantes ao motorista em ocasiões especiais. Exemplo: ícones de cristais de gelo tornam-se visíveis quando a superfície está coberta com gelo e escorregadia.

Estes 2 primeiros conceitos foram instalados e expostos na Dutch Design Week.

Outras ideias também complementam a Smart Highway, como pistas exclusivas para carros elétricos, que ajudam a recarregar a bateria do carro por indução. Ou iluminação por sensor, cuja intensidade varia de acordo com a aproximação do veículo.

SMART HIGHWAY

Confira o vídeo:

E a reportagem da BBC:

E agora você pensa: “como isso ainda não virou realidade no mundo todo”?