-->

09-08-13

#CuteTalk com o criador do “Vida de Suporte”

Entrevista com o Vida de Suporte - CuteTalk

Conheça o cartunista André Farias, criador das hilárias tirinhas do site “Vida de Suporte”, que relata os altos e baixos dos profissionais de TI.

Passo muito tempo na internet procurando coisas bacanas para compartilhar com vocês aqui no CuteDrop. Numa das minhas pesquisas achei o site incrível do André Farias, um analista de suporte que também é cartunista. Em suas tirinhas, ele fala um pouco da rotina do profissional da área e faz piada com situações um tanto esquisitas.

No site também é possível acessar a loja, onde você pode encontrar camisetas e mouse pads ilustradas por ele.

Suas tirinhas são organizadas por séries. São elas: Coffee Break, Estagiário, Flagras de Atendimento, Gerente de Projetos, Gérson, Hall de Usuários Memoráveis, Histórias Reais, Mauro, Musa do Suporte, Print Screen, Publicações, Tradução Simultânea e Vida de Suporte. Toda semana também é publicada a coluna Flagras de Atendimento, onde prints de diversos formulários de contato reais são divulgados.

Leia a entrevista a seguir:

Entrevista Vida de Suporte - CuteTalk

Oi André! Em primeiro lugar, gostaria de dizer que sou fã do seu trabalho.
Você poderia explicar para os leitores como surgiu a ideia do site e das tirinhas? Você é um profissional de TI?

Logo depois de criar o blog (que a princípio era pra ser um portfolio dos meus jobs de design freelancer) aconteceu uma situação engraçada no meu trabalho de suporte técnico, quando eu prestava atendimento a uma cliente. Daí tive a ideia de criar uma tirinha sobre o ocorrido. Depois disso, o portfolio online transformou-se num blog de webcomics.

Acho que foi uma forma, não intencional, de criar uma válvula de escape, exorcizar os demônios, rindo dos próprios problemas.

Sou analista de suporte, além de cartunista e blogueiro.

CuteTalk - entrevista ao Vida de Suporte

 Como é a vida de cartunista? Você tem uma rotina?
A rotina é caótica, mas venho procurando me organizar. Não é fácil conciliar os dois trabalhos, suporte e cartunista.
De onde vem suas maiores inspirações? Tem algum cartunista que você admira?
Vários! Charles M. Schulz, Scott Adams, Henfil, Laerte, Angeli, Adão Iturrusgarai, Aragonés, Glauco, Randall Munroe, André Dahmer e muitos outros…
Uma das minhas maiores inspirações vem do cinema, arte pela qual tenho uma paixão até maior que os quadrinhos. Inclusive  o “Baseado em Fatos Reais”, texto que vem no 1º quadrinho de muitas tirinhas, é uma influência cinematográfica.
Entrevista Vida de Suporte - CuteTalk
Entrevista vida de suporte - cutetalk

Você pode dizer qual a parte boa e qual a parte ruim do seu trabalho?
O trabalho de cartunista/blogueiro é muito prazeroso. Sem ser demagogo, mas a melhor coisa são os elogios dos leitores. Já recebi alguns que me emocionaram profundamente. A parte chata é ter que lidar com aspectos técnicos necessários para a manutenção de um blog, como hospedagem, segurança, registros, etc. Postar tirinhas diárias também é bastante cansativo. Já no trabalho de suporte não tem nada de bom, é tudo ruim…

Entrevista Vida de Suporte CuteTalk

Pode indicar um livro, um filme e uma música (ou cantor/banda) que te inspira?
Caramba! São tantas inspirações que é impossível dizer apenas uma. A lista é muito grande! Então vou citar apenas o que tenho visto e ouvido atualmente e que gostei muito…
  • Filme:  “Ultraje” de Takeshi Kitano.
  • Comecei a pouco tempo a assistir as séries “Breaking Bad” e “Sopranos”.  Também sou fã de “The Office”.
  • Música:  Sivuca e Iggy Pop.
  • Livro:  “São Bernardo” de Graciliano Ramos.

Vamos ver mais um pouco de Vida de Suporte:

Entrevista Vida de Suporte - CuteTalk
Piada *interna* com o caso da blogueira da Capricho
Entrevista Vida de Suporte - CuteTalk
CuteTalk - Entrevista ao Vida de Suporte
Conheça mais do trabalho do André e leia mais tirinhas clicando aqui. Você também pode curtir a fanpage do Vida de Suporte.
Aguarde o próximo #CuteTalk com novas entrevistas!